Publicidade

Estado de Minas PATRIMôNIO

Escola Barão do Rio Branco continua em reforma

Primeiro grupo escolar de Belo Horizonte passa por um processo de restauração que deve ser finalizado em 2015


postado em 25/11/2014 16:07 / atualizado em 25/11/2014 16:40

Centenária e com uma arquitetura imponente, a escola estadual Barão do Rio Branco, localizada na região centro-sul de Belo Horizonte, deve, em breve, chamar ainda mais a atenção de quem passa pela av. Getúlio Vargas. A escola – que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) – está passando por um processo de restauração.

Além do resgate das características históricas do Barão do Rio Branco, a reforma contempla, ainda, uma modernização de sua infraestrutura. O departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop-MG) – órgão responsável pela restauração – informa, por meio de sua assessoria de comunicação, que serão implantados sistemas de prevenção contra incêndios e descargas atmosféricas e, ainda, serão reformadas as redes elétrica e hidráulica da escola. Adaptações para adequação do prédio às normas de acessibilidade também estão incluídas no projeto.

No hall de acesso ao Barão do Rio Branco e no auditório da escola foram encontradas pinturas originais da época da inauguração, há 100 anos, que precisam de um trabalho de restauração mais específico, de acordo com o Deop-MG. Ainda segundo o órgão, como o imóvel é tombado pelo Iepha-MG e também pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, toda a obra passa por acompanhamento das duas instituições.

Para a secretária de estado da Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola, a reforma da escola Barão do Rio Branco é de grande importância para a capital e para a educação mineira. "É uma restauração emblemática. Estamos resgatando a história de uma escola muito tradicional e com excelentes resultados pedagógicos; um verdadeiro patrimônio que vai continuar proporcionando ensino de qualidade e, agora, com uma estrutura ainda melhor", afirma.

A previsão do Deop-MG é que a reforma da Escola Estadual Barão do Rio Branco seja concluída em julho de 2015. A obra está orçada em R$ 8,3 milhões.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade