Publicidade

Estado de Minas VEíCULOS

Jaguar Land Rover inaugura pedra fundamental de sua fábrica no Brasil

Essa é a primeira empresa do Reino Unido a investir no setor automobilístico brasileiro. A previsão é que a produção comece em 2016


postado em 02/12/2014 11:35 / atualizado em 02/12/2014 13:16

Perspectiva da futura fábrica da Jaguar Land Rover, fabricante britânica de carros esportivos de luxo, que é a primeira da terra da rainha a investir na produção de veículos no Brasil(foto: Divulgação)
Perspectiva da futura fábrica da Jaguar Land Rover, fabricante britânica de carros esportivos de luxo, que é a primeira da terra da rainha a investir na produção de veículos no Brasil (foto: Divulgação)
Itatiaia (RJ) – Começou hoje (2/12/14) e deverá estar pronta para operação no início de 2016 a fábrica da Jaguar Land Rover, no sul do estado do Rio de Janeiro, com investimentos de R$ 750 milhões. O primeiro carro a ser produzido é o SUV Discovery Sport.
A Jaguar Land Rover é a primeira empresa britânica do ramo automotivo a investir na construção de uma fábrica no Brasil. Durante a primeira fase do programa, sua nova unidade industrial de 60 mil metros quadrados irá gerar cerca de 400 empregos diretos e terá capacidade para produzir até 24 mil veículos ao ano.

A empresa britânica chega ao Brasil com o compromisso de utilizar na sua produção em Itatiaia uma série de componentes nacionais de fornecedores locais, além de importar outros componentes de sua rede global. O presidente da JLR Brasil, Terry Hill, não revelou qual será o índice de nacionalização do primeiro modelo a ser produzido localmente.

Complementando, Ralf Speth, CEO mundial da JLR disse que o Discovery Sport a ser produzido aqui será idêntico e terá o mesmo conteúdo dos modelos produzidos no Reino Unido. “Os carros que carregam as marcas Jaguar e Land Rover em todo o mundo não têm diferencial em termos de qualidade”, enfatizou.

A empresa anunciou também planos para abrir seu primeiro Centro Educacional na América Latina. Tendo por base o programa de educação que a empresa mantém no Reino Unido, o novo Centro da Jaguar Land Rover proporcionará aos participantes atividades em sala de aula, com o objetivo de ajudar crianças em idade escolar da região a desenvolver habilidades e conscientização em relação à vida profissional, além de inspirá-los a seguir carreiras na Jaguar Land Rover futuramente.

Perspectiva de como deve ficar a fachada da fábrica da Jaguar Land Rover no Rio de Janeiro(foto: Divulgação)
Perspectiva de como deve ficar a fachada da fábrica da Jaguar Land Rover no Rio de Janeiro (foto: Divulgação)


Além do Centro, a Jaguar Land Rover lançou recentemente a primeira fase de seu programa “Inspirando os Trabalhadores de Amanhã”, na região de Itatiaia. Em conjunto como SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – o conjunto oferece treinamento e experiências a jovens entre 17 e 26 anos, de forma a prepará-los para o trabalho dentro da indústria automotiva. Este é o primeiro programa do gênero que a Jaguar Land Rover desenvolve fora do Reino Unido.

A Jaguar Land Rover está presente no Brasil há mais de 20 anos. A Land Rover detém cerca de 50% do mercado de SUVs premium no País nos últimos três anos. Já a Jaguar registrou vendas em 2013 quase quatro vezes maior em relação ao ano anterior. Até março de 2015, a JLR Brasil deverá contar com uma rede de 42 lojas em todas as regiões do País. O Brasil está entre os 10 principais mercados da Jaguar Land Rover em todo mundo, tendo o Range Rover Evoque, Range Rover Sport e Land Rover Discovery como seus modelos mais vendidos no País.

Cinco milhões de veículos estarão sendo produzidos no Brasil em 2020. É essa a expectativa da Jaguar Land Rover, disse Terry Hill, presidente da subsidiária brasileira.

O novíssimo Discovery Sport será o primeiro produto a sair da linha de montagem de Itatiaia. A marca britânica, controlada pela Tata ( indiana), acredita no crescimento das vendas de veículos do segmento premium, seja qual for o desempenho da economia. Dentro desse espectro, os SUVs representam 10% em “mercados maduros” e hoje menos de 2% no Brasil, disse Hill. Em cada dois SUVs aqui vendidos, um é Land Rover, revelou.

A fábrica da JLR deve começar a produzir em 2016, e o primeiro modelo a ser fabricado é o SUV Discovery Sport(foto: Divulgação)
A fábrica da JLR deve começar a produzir em 2016, e o primeiro modelo a ser fabricado é o SUV Discovery Sport (foto: Divulgação)


Saiba mais

Para quem busca oportunidade de trabalho a JLR está em fase de selecionar candidatos para preencher as vagas na fábrica de Itatiaia. Os interessados podem melhor se informar no site.

Além da fábrica de Itatiaia, a Jaguar Land Rover possui uma unidade de montagem em Pune (Índia) e acabou de inaugurar uma fábrica na China, viabilizada por uma joint venture.

A fábrica da Jaguar Land Rover em Halewood, Reino Unido, continua se expandindo. Recentemente foram investidos cerca de £ 200 milhões na unidade como suporte para a introdução do novo Discovery Sport.

Durante o ano de 2013, a Jaguar Land Rover comercializou em todo o mundo 425.006 veículos, o que representou um crescimento de 19% em relação ao ano anterior. As vendas dos modelos Jaguar alcançaram 76.668 unidades, enquanto a Land Rover registrou 348.338 veículos vendidos no período.

A Jaguar Land Rover irá investir cerca de £ 3.5 bilhões no desenvolvimento de novos produtos e na expansão de seus negócios até o final de seu ano fiscal, que se encerra em Março de 2015.

Nos 12 meses de seu último ano fiscal, encerrado em 31 de março de 2014, a Jaguar Land Rover registrou lucro bruto de £ 19.4 bilhões e lucro líquido de £ 2.5 bilhões.

O programa de educação implementado pela Jaguar Land Rover no Reino Unido vem engajando jovens nos últimos 15 anos. O programa contém atividades em classe, visitas às fábricas da empresa, estágios, palestras e desafios em engenharia de alcance nacional, gerenciados pelas cinco unidades dos Centros de Educação em Negócios e Parcerias, situados nas regiões de Midlands e Merseyside.

* Viajou a convite da Jaguar Land Rover

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade