Publicidade

Estado de Minas SAúDE

Saiba por que a vitamina C é tão indispensável para as crianças

Pediatras recomendam o consumo do ácido ascórbico por crianças. Além de prevenir infecções ela também ajuda na absorção do ferro pelo organismo


postado em 25/12/2014 19:02 / atualizado em 26/12/2014 08:55

A vitamina C presente em frutas e verduras, como a laranja, ajuda o organismo a reter o ferro(foto: Pixabay)
A vitamina C presente em frutas e verduras, como a laranja, ajuda o organismo a reter o ferro (foto: Pixabay)
Os pais sempre ouvem nos consultórios pediátricos que seus filhos precisam ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes para que o desenvolvimento do organismo seja saudável. Entre as vitaminais e minerais fundamentais para as crianças, destaca-se a vitamina C, ou ácido ascórbico, responsável por várias reações metabólicas no corpo. Apesar de ser uma substância orgânica fundamental, ela não é fabricada pelo organismo. Portanto, as formas de obtê-la são por meio de dieta equilibrada ou por suplementação vitamínica.

A vitamina C influencia a saúde das crianças de diversas formas. É preciso ingerir a quantidade certa, pois tanto o consumo em baixa quantidade quanto em excesso podem ser prejudiciais à saúde. O nutriente auxilia na proteção das paredes dos vasos sanguíneos e na absorção do ferro no organismo. Além disso, participa da produção do colágeno e na conversão do colesterol em ácidos biliares – que ajudam na digestão de gorduras. Ela é também um poderoso antioxidante que protege as células de danos causados pelos radicais livres.

O nutriente também ajuda a prevenir infecções, a amenizar os sintomas de resfriados e evita o escorbuto, doença caracterizada pela carência de vitamina C que causa fraqueza, inflamação nas gengivas e fortes hemorragias. Em casos mais graves, a deficiência de vitamina C pode provocar insônia e nervosismo nas crianças, dores nas juntas e alteração nos dentes.

(foto: Heitor Antonio/Encontro Digital)
(foto: Heitor Antonio/Encontro Digital)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade