Publicidade

Estado de Minas BH 117 ANOS

Veja como eram e como estão alguns pontos de Belo Horizonte

Alguns lugares, como a antiga sede dos Correios, deram lugar a prédios, e não têm mais a característica tranquila da cidade do final do século XIX


postado em 11/12/2014 17:11 / atualizado em 12/12/2014 08:50



Foto mostra a praça Sete de Setembro na década de 1960, com o icônico prédio do Cine Teatro Brasil. Note que o 'pirulito' ainda não tinha sido transferido para a região(foto: Skyscrapercity/Reprodução)
Foto mostra a praça Sete de Setembro na década de 1960, com o icônico prédio do Cine Teatro Brasil. Note que o 'pirulito' ainda não tinha sido transferido para a região (foto: Skyscrapercity/Reprodução)


Nesta semana, BH completa completa 117 anos de existência. A cidade, fundada no final do século XIX, tinha pouco mais de 2 mil habitantes na época de sua fundação. Apenas 50 anos depois, a população da capital mineira já havia ultrapassado a marca de 700 mil pessoas.

A cidade, inicialmente planejada e delimitada pela Avenida do Contorno, cresceu muito, ultrapassando seus limites originais. Hoje, quase 2,5 milhões de pessoas vivem em BH.

Confira abaixo um exemplo de alguns pontos da capital que mudaram ao longo dos anos:

Vista panorâmica da avenida Amazonas. Ao fundo, o Conjunto JK e a praça Raul Soares(foto: APCBH/ASCOM/Divulgação)
Vista panorâmica da avenida Amazonas. Ao fundo, o Conjunto JK e a praça Raul Soares (foto: APCBH/ASCOM/Divulgação)

A mesma visão da praça Raul Soares, agora, em 2014, com as dezenas de novos prédios visíveis no horizonte(foto: Google Earth/Reprodução)
A mesma visão da praça Raul Soares, agora, em 2014, com as dezenas de novos prédios visíveis no horizonte (foto: Google Earth/Reprodução)


Imagem do antigo prédio dos Correios, que ficava na avenida Afonso Pena, no quarteirão entre as ruas Tamoios e Bahia. À direita, a área do Parque Municipal(foto: Divulgação)
Imagem do antigo prédio dos Correios, que ficava na avenida Afonso Pena, no quarteirão entre as ruas Tamoios e Bahia. À direita, a área do Parque Municipal (foto: Divulgação)

Hoje, o local em que ficava o prédio dos Correios dá lugar ao famoso edifício Sulacap(foto: Google Earth/Reprodução)
Hoje, o local em que ficava o prédio dos Correios dá lugar ao famoso edifício Sulacap (foto: Google Earth/Reprodução)


Fotografia aérea mostra a praça Raul Soares em 1956. Note que o mercado central ainda não tinha a estrutura atual(foto: Powerbusmg.blogspot.com.br/Reprodução)
Fotografia aérea mostra a praça Raul Soares em 1956. Note que o mercado central ainda não tinha a estrutura atual (foto: Powerbusmg.blogspot.com.br/Reprodução)

As linhas da praça Raul Soares são inconfundíveis, e hoje, sua fonte central jorra água ao som de música erudita(foto: Google Earth/Reprodução)
As linhas da praça Raul Soares são inconfundíveis, e hoje, sua fonte central jorra água ao som de música erudita (foto: Google Earth/Reprodução)


Foto dos anos 1920 mostra o rio Arrudas na região da praça da Estação, no centro da capital(foto: Arquivo Público Mineiro/Curraldelrei.blogspot.com.br/Reprodução)
Foto dos anos 1920 mostra o rio Arrudas na região da praça da Estação, no centro da capital (foto: Arquivo Público Mineiro/Curraldelrei.blogspot.com.br/Reprodução)

Em 2014, não é possível reconhecer o rio Arrudas de 1920, após a urbanização na região da praça da Estação(foto: Google Earth/Reprodução)
Em 2014, não é possível reconhecer o rio Arrudas de 1920, após a urbanização na região da praça da Estação (foto: Google Earth/Reprodução)


Confira outras matérias em homenagem ao aniversário de BH em nosso site.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade