Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Imagine um planeta com anéis 200 vezes maiores que o de Saturno

Astrônomos europeus descobrem o J1407b, astro que está a 430 anos-luz da Terra, e só a massa de seu sistema de anéis equivale à do nosso planeta


postado em 30/01/2015 12:51 / atualizado em 30/01/2015 13:12

Reprodução artística mostra como são os 30 anéis do planeta J1407b, que, juntos, equivalem à massa da Terra(foto: Ron Miller/Rochester.edu/Reprodução)
Reprodução artística mostra como são os 30 anéis do planeta J1407b, que, juntos, equivalem à massa da Terra (foto: Ron Miller/Rochester.edu/Reprodução)
A publicação inglesa Astrophysical Journal, especializada em descobertas astronômicas e em astrofísica, publicou, no início de janeiro deste ano, um artigo dos astrônomos Eric Mamajek, da Universidade de Rochester (Inglaterra), e Matthew Kenworthy, do Observatório de Leiden (Holanda), sobre a descoberta de um planeta com um sistema de anéis que é 200 vezes maior que o do nosso vizinho Saturno.

O novo planeta foi chamado de J1407b e está a 430 anos-luz da Terra. Aliás, para se ter uma ideia de seu tamanho, sua massa é 40 vezes superior à de Júpiter, o maior planeta de nosso sistema solar, e os anéis, agrupados – são 30 ao todo –, correspondem ao peso da Terra.

Se Saturno fosse substituído pelo J1407b, ele seria visível a olho nu da Terra, e seu brilho seria maior que o da Lua cheia(foto: M. Kenworthy/Universiteit Leiden/Divulgação)
Se Saturno fosse substituído pelo J1407b, ele seria visível a olho nu da Terra, e seu brilho seria maior que o da Lua cheia (foto: M. Kenworthy/Universiteit Leiden/Divulgação)


"O planeta está muito longe para se conseguir observar os anéis diretamente. Mas, nós pudemos fazer um modelo detalhado, graças às variações de brilho da luz que passa por entre o sistema de anéis. Eles são tão grandes, que se pudéssemos substituir os anéis de Saturno pelos do J1407b, eles seriam facilmente visível à noite, da Terra, e seu brilho seria muito maior que o da Lua cheia", diz o astrônomo Matthew Kenworthy.

De acordo com o cientista, a análise da curva de luz emitida pelo planeta mostra que o sistema de anéis possui um diâmetro de 120 milhões de quilômetros. Além disso, ele explica que existe tanto material flutuando nesses anéis que a massa gerada por eles é capaz de tampar 95% dos raios de luz provenientes da estrela que faz parte de seu sistema solar. "É tanto material em suspensão que podem até formar satélites, no futuro", afirma Kenworthy.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade