Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Alguém gosta dos bichinhos que infestam as bananas e as farinhas?

As drosophilas e os carunchos atazanam nossas vidas, mas são inofensivos. Saiba mais sobre essas verdadeiras pragas de alimentos


postado em 18/03/2015 14:25 / atualizado em 18/03/2015 14:32

As drosophilas são minúsculas e infestam nossas casas devido ao cheiro das frutas maduras. Apesar de inofensivas, devem ser evitadas(foto: Blog.garritys.org/Reprodução)
As drosophilas são minúsculas e infestam nossas casas devido ao cheiro das frutas maduras. Apesar de inofensivas, devem ser evitadas (foto: Blog.garritys.org/Reprodução)
Provavelmente você já ficou incomodado com aqueles "mosquitinhos" que aparecem nas frutas e com os bichinhos que invadem os farináceos de sua casa, quando passam do prazo de vencimento. Esses são os famosos drosophila e caruncho, insetos inofensivos, mas que vivem atazanando a vida das pessoas.

Segundo Lúcia Foureaux, entomologista do Instituto Mineiro de Agropecuária, a presença de moscas nas frutas, principalmente na banana, é consequência do amadurecimento do alimento. "Não existe o processo de geração espontânea. Esses insetos são atraídos pelo cheiro da fruta. Pode ser que a fêmea coloque ovos na banana e nasça uma nova larva, aumentando o número de drosophilas", explica.

Para a especialista, é muito difícil se livrar desses insetos. "Pode ser que você já compre a fruta do supermercado com a larvinha, porque é quase impossível de ver. Em casa, a medida mais viável para dificultar o aparecimento do inseto é fechar o lixo para não atrair as drosophilas. Não recomendo a utilização de inseticidas, pois podem provocar reações alérgicas nas pessoas", alerta.

Já os carunchos, um tipo de besouro, são muito comuns em grãos e farináceos. Lúcia Foureaux explica que normalmente as pessoas já adquirem esses alimentos contaminados. "É importante observar o feijão, o arroz e as farinhas para não comprá-los com insetos. Na maioria das vezes, os carunchos acompanham os grãos desde a origem", comenta.

Os carunchos, também chamados de gorgulhos, são besouros minúsculos que vêm junto com sementes ou farináceos(foto: Agrolink.com.br/Reprodução)
Os carunchos, também chamados de gorgulhos, são besouros minúsculos que vêm junto com sementes ou farináceos (foto: Agrolink.com.br/Reprodução)


São seguros?

De acordo com engenheira de alimentos Erika Cristina Cren, professora da UFMG, o grande problema no manuseamento de alimentos está no transporte pós- colheita. "Não existe muito cuidado com a refrigeração e com a conservação. Os alimentos já chegam danificados nos supermercados, favorecendo a proliferação de insetos. Alguns lugares embalam frutas com atmosfera modificada para tentar aumentar o tempo do processo de maturação, mas o procedimento não é muito comum no Brasil", destaca.

Tanto a drosophila quanto o caruncho não oferecem risco ao ser humano. Entretanto, a entomologista Lúcia Foureaux não recomenda ingerir alimentos contaminados com esses insetos. "Não acontece nada se você comer uma fruta com a mosca, mas é bom evitar, porque os insetos podem defecar e contaminar o alimento", completa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade