Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Estalar dos dedos faz mal?

Cena gravada por médico canadense revela o que acontece com as articulações quando as estalamos


postado em 28/04/2015 08:49

Na imagem da ressonância, à direita, é possível ver o afastamento do dedo durante o estalo, o que gera o barulho característico e que aflige algumas pessoas(foto: University of Alberta/Divulgação)
Na imagem da ressonância, à direita, é possível ver o afastamento do dedo durante o estalo, o que gera o barulho característico e que aflige algumas pessoas (foto: University of Alberta/Divulgação)
No nosso dia a dia, não é difícil ver alguém puxando ou dobrando os dedos a fim de estalá-los. Se você presencia essas cenas frequentemente, ou tem esse hábito, provavelmente já se perguntou por que um som é emitido e, o que ocorre durante o processo.

Um médico da Universidade de Alberta, no Canadá, conseguiu responder a essa pergunta filmando a movimentação dos ossos de um dedo sendo estalado. Gregory Kauchuk utilizou uma máquina de ressonância magnética para revelar o que acontece internamente, nas articulações, quando as estalamos. Nas imagens, é possível ver, em detalhes, os ossos se movimentando e o atrito causado pela ação.

Confira abaixo o vídeo do estalar de dedo visto "por dentro":


Além da curiosidade sobre o que acontece quando estalamos os dedos, outra dúvida comum é se o hábito de forçar as "juntas" para estalá-las pode fazer mal. Segundo o ortopedista Paulo Randal, da Sociedade Brasileira de Ortopedia de Minas Gerais, não há problema em estalar as articulações: "O risco de fraturas ou outras lesões é irrisório. Somente pessoas que têm algum problema crônico, como desgastes nas articulações ou fragilidade óssea, é que devem evitar esse hábito".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade