Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Toxoplasmose em grávidas pode levar ao aborto

Segundo especialista, durante os três primeiros meses da gravidez, a chance de o bebê pegar a doença é baixa, mas caso isso ocorra, pode gerar problemas muito graves


postado em 07/04/2015 10:33

É essencial manter os gatos vacinados, e evitar contato com as fezes desses animais. Isso vale principalmente para as mulheres grávidas(foto: Pixabay)
É essencial manter os gatos vacinados, e evitar contato com as fezes desses animais. Isso vale principalmente para as mulheres grávidas (foto: Pixabay)
Transmitida pelas fezes contaminadas do gato, na maioria das vezes, a toxoplasmose não provoca sintomas. Tanto que, de 80% a 90% dos casos, os infectados nem sabem que têm ou tiveram a doença. Porém, em alguns momentos, ela pode representar grande risco, como no caso da infecção transmitida de mãe para feto.

"Se a grávida pegar a toxiplasmose pouco antes de engravidar, ou durante a gravidez, ela pode passar a doença para o bebê. No primeiro trimestre da gravidez, o bebê é muito bem protegido, então a chance de pegar é pequena, cerca de 10%. Mas, se a infecção se instalar, a chance de aborto é muito grande. No segundo trimestre, a chance de passar para o bebê já é de 30%, mas a gravidade da doença é menor, chega a 2%. No terceiro trimestre, as chances de passar para o bebê são de 60%, mas as lesões são muito menos importantes", explica a infectologista Jacqueline Menezes, do departamento de pesquisa do Hospital Federal dos Servidores do Estado, em Brasília.

Ainda de acordo com a especialista, as três formas de contágio da toxoplasmose são: contato direto com as fezes de gatos, ingestão de hortaliças ou carnes mal passadas contaminadas e ingestão de água contaminada. Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue: febre, mal estar, dor no corpo, dore de cabeça e ínguas no pescoço.

(com Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade