Publicidade

Estado de Minas FUTEBOL

Copa América: Brasil encara primeiro torneio oficial após Mundial

Depois do vexame na Copa do Mundo de 2014, nossa seleção tem a chance de se redimir com a torcida e garantir uma vaga na Copa das Confederações de 2017


postado em 12/06/2015 15:35

A seleção brasileira encara o Peru no próximo domingo, pela Copa América, como o primeiro desafio em torneio oficial desde a Copa do Mundo de 2014(foto: Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação)
A seleção brasileira encara o Peru no próximo domingo, pela Copa América, como o primeiro desafio em torneio oficial desde a Copa do Mundo de 2014 (foto: Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação)
A Copa América, no Chile, é a a primeira chance para a seleção brasileira recuperar o prestígio em um torneio oficial desde a derrota por 7 a 1 contra a Alemanha na Copa do Mundo, no Mineirão, no ano passado. A estreia no torneio será no domingo (14), às 18h30, contra o Peru, do técnico Ricardo Gareca e do artilheiro Paolo Guerrero. O evento, que tem início nesta quinta-feira (11), com a partida entre Chile e Equador, terá transmissão ao vivo por quatro emissoras de rádios da EBC: Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões. Confira as frequências.

Na Copa América, as 12 seleções estão distribuídas em três grupos. Passam direto para as quartas de final os dois primeiros colocados. Os dois melhores terceiros colocados também seguem na competição. No Grupo A estão Chile, México, Equador e Bolívia. Na chave B, se enfrentam Argentina, Uruguai, Paraguai e Jamaica; enquanto que no Grupo C, o  Brasil está acompanhado por Colômbia, Peru e Venezuela. A competição é realizada a cada dois anos, e não influencia as eliminatórias para a Copa do Mundo. O México e a Jamaica entraram no campeonato como seleções convidadas.

O campeão será o representante da Conmebol na Copa das Confederações, que acontece um ano antes da Copa do Mundo no país que receberá o torneio. A próxima edição será em 2017, na Rússia.

Seleção Brasileira

Além do trauma da Copa do Mundo, o futebol no país vivencia a crise na CBF, com suspeitas de envolvimento de dirigentes em casos de corrupção. Por outro lado, dentro de campo, o cenário é de otimismo. Desde que Dunga assumiu o cargo de técnico, a seleção venceu os nove amistosos que fez. Antes da estreia, a seleção encara Honduras em Porto Alegre, às 22h.

Na primeira fase da Copa América, o Brasil revê a Colômbia, que foi adversário nas quartas de final da Copa do Mundo. Aquele jogo, que a seleção venceu por 2 a 1, ficou marcado tanto pela dificuldade na vitória quanto pela contusão de Neymar em uma falta cometida pelo lateral Zúñiga. Sem o jogador, o Brasil sofreu a dura derrota por 7 a 1 contra a Alemanha na semi. O reencontro com a Colômbia será na terça-feira (16), às 21h.

O último jogo da fase acontece no domingo seguinte (dia 21), às 21h, contra a Venezuela, equipe que já foi considerada a mais fraca do continente. No entanto, nas últimas eliminatórias para a Copa de 2014, ficou em sexto lugar e chegou a fazer partidas equilibradas contra equipes com mais tradição no continente.

Jogos da primeira fase:

Data:
domingo (14/6)
Jogo: Brasil x Peru (Estádio Guerman Becker – Temuco)
Horário: 18h30

Data: quarta-feira (17/6)
Jogo: Brasil x Colômbia (Estádio Davi Arellano – Santiago)
Horário: 21h

Data: domingo (21/6)
Jogo: Brasil x Venezuela (Estádio Davi Arellano – Santiago)
Horário: 18h30

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade