Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Criança pode ter depressão?

Apesar de não existir um dado oficial, estima-se que até 6% dos menores de 12 anos sofram com esse problema


postado em 01/06/2015 13:08

Segundo a especialista, a depressão da mãe e os maus-tratos são os principais fatores que causam depressão nos bebês(foto: Pixabay)
Segundo a especialista, a depressão da mãe e os maus-tratos são os principais fatores que causam depressão nos bebês (foto: Pixabay)
Considerada uma doença de adulto, a depressão também afeta crianças e bebês. Apesar de poucos estudos sobre o assunto, a estimativa é que por volta de 5% a 6% das crianças até 12 anos sofram desse mal.

Segundo a pediatra Laís Valadares, do Departamento de Saúde Mental da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Comitê de Saúde Mental da Sociedade Mineira de Pediatria, a depressão da mãe e os maus-tratos são os principais fatores que causam a doença nos bebês.

E como é difícil diagnosticar o distúrbio em crianças muito pequenininhas, fica complicado saber exatamente quais os sintomas e como tratá-lo. Os médicos acreditam que, durante a depressão, o bebê tenha muitas cólicas, pouco apetite, choro fraco, peso baixo, insônia e atraso no desenvolvimento.

Em suspeita de depressão, a criança deve ser encaminhada para psiquiatras infantis. Dependendo do caso, os pais também podem precisar de terapia.

(com Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade