Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Que tal viver 250 anos?

Uma história que está chamando a atenção na internet é de um chinês que teria vivido de 1678 a 1928. O que você acha?


postado em 09/06/2015 09:19

O fitoterapeuta chinês Li Ching-Yuen teria vivido 250 anos, graças a uma dieta equilibrada e um estilo de vida regrado(foto: Epochtimes.com.br/Reprodução)
O fitoterapeuta chinês Li Ching-Yuen teria vivido 250 anos, graças a uma dieta equilibrada e um estilo de vida regrado (foto: Epochtimes.com.br/Reprodução)
Pense na pessoa mais velha que você já conheceu. Se disser que ela chegou aos 120 anos de idade, já vai deixar muita gente impressionada. O título de ser humano mais longevo do mundo é da francesa Jeanne Calment (1875-1997), que viveu 122 anos e chegou a conhecer o pintor Vincent van Gogh. No entanto, os orientais afirmam que Li Ching-Yuen, um fitoterapauta e artista marcial chinês tenha morrido aos 250 anos – a história está gerando muita polêmica na internet e nas redes sociais. Será que é possível chegar a uma idade tão avançada?

O homem mais velho do mundo, segundo os chineses, nasceu em 1678 e morreu em 1928, mas possui poucos registros históricos. Ele teria se tornado membro do exército chinês aos 71 anos e casado 14 vezes. O segredo para tamanha longevidade seria uma mente tranquila, dieta vegetariana, consumo reduzido de álcool, horários certos para comer e dormir, muito chá e meditação.

Ching-Yuen ficou conhecido por ser uma pessoa solidária, que doava os próprios bens a quem tinha necessidade. Cientistas descobriram que o chá que ele consumia era extraído de uma planta conhecida como goji berry, fonte de uma vitamina diferente, chamada de X.

A realidade

De acordo com a geriatra Ana Cristina Borges, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais, são mínimas as chances de uma pessoa viver mais que 120 anos. "Eu não acredito que isso seja verdade. Naquela época, a expectativa de vida era ainda menor. Com toda tecnologia e avanço da Medicina que temos hoje, nunca tivemos um caso parecido. Biologicamente é muito improvável uma pessoa chegar a essa idade [250 anos]. Creio que trata-se de uma contagem de tempo diferente, na cultura chinesa", aponta a especialista.

Não só na China a longevidade chama a atenção. A Bíblia é um livro recheado de idades avançadas. Conforme está escrito em Gênesis 5:27, Matusalém teria vivido 969 anos. Adão, Noé e Sete são outros exemplos de personagens que passaram da casa dos 900 anos. Há quem acredite, literalmente, no que a Bíblia diz. Outros afirmam que a contagem de anos naquela época era diferente.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade