Publicidade

Estado de Minas BELEZA

Confira dicas para deixar os cabelos saudáveis no inverno

Os dias mais frios podem ser vilões para a saúde dos fios e do couro cabeludo. Portanto, saiba como deixar as madeixas sempre brilhantes e saudáveis


postado em 08/07/2015 10:33

Evite ressecamento dos fios ou excesso de oleosidade na raiz durante o inverno, com cuidados simples. Confira as dicas do especialista!(foto: Pixabay)
Evite ressecamento dos fios ou excesso de oleosidade na raiz durante o inverno, com cuidados simples. Confira as dicas do especialista! (foto: Pixabay)
O dia mais frio pode combinar com um filme, de preferência junto com quem gostamos. O clima é propício também para quem deseja desfilar looks diferentes e chamativos. Se por um lado a roupa sai do armário para desfilar pelas ruas, a temperatura mais baixa pode causar prejuízos para os cabelos, e isso exige mais cuidados, de acordo com o hairstylist Wagner Nascimento de Macedo, do salão Monde K.

Se o clima frio é melhor para dormir, por outro, as pessoas se cansam e transpiram menos. Além disso, o inverno, assim como todas as estações do ano, exige que todos tenham cuidados específicos, adotando algumas praticas para proteger principalmente o cabelo.

Para evitar que as madeixas percam a beleza ao longo da estação, o especialista preparou algumas dicas:

Jamais usar água quente para lavar o cabelo

Pode parecer difícil, mas por mais frio que esteja, a temperatura ideal da água para lavar o cabelo é fria ou morna. "O certo é lavar couro cabeludo e os cabelos evitando a água muito quente. Isso ameniza o excesso de escamação no couro cabeludo e a oleosidade", diz o hairstylist.

Uso de protetores térmicos

Nesta época, o efeito de escovas e chapinhas costumam durar mais. Por isso, é comum as mulheres usarem mais materiais térmicos, expondo os fios a temperaturas muito altas. Portanto, é indispensável o uso de protetores térmicos, para moderar a sensibilidade dos fios a ferramentas térmicas (como secadores, pranchas e modeladores de cachos)

Uso de óleos e loções

É muito comum nesta época do ano, também, as pessoas adotarem o uso de toucas, gorros, echarpes, lenços e cachecóis na criação do look do dia. Devido ao atrito do cabelo com as fibras dos tecidos, cria-se uma sensação de aspereza nos fios. Por isso, outro produto que deve passar a fazer parte do dia a dia são os óleos e loções para desembaraço dos fios. "O uso desses produtos ajuda a tirar a sensação de volume e toque áspero do cabelo", afirma Wagner.

Xampus secos

Para quem sofre com a oleosidade dos fios, o uso de xampus de lavagem a seco é um grande auxílio. Eles evitam que seja necessário lavar o cabelo todos os dias, para eliminar a sensação de oleosidade da raiz. Além disso, eles amenizamos odores dos fios e tiram o brilho excessivo próximo a raiz

Jamais esfregue o couro cabeludo

No inverno, é mais comum que as pessoas esfreguem os fios na toalha, com fricções muito forte, para "tirar" o frio causado pelo cabelo molhado. Porém, esse hábito é prejudicial, pois afera a cutícula da fibra capilar

Cuidados com a alimentação

Indiferente à época do ano, os cabelos precisam receber nutrientes essenciais, assim como o corpo, para ter brilho e força. Por isso, cuidar da alimentação é sempre indispensável, com a ingestão de alimentos que possuam vitaminas. Beber bastante líquido é fundamental para manter um cabelo saudável

Escurecer os fios

Outra dica vale para quem está querendo escurecer o cabelo. Para o hairstylist Wagner Nascimento, essa é a melhor época do ano para se fazer isso, pois, no inverno, a tendência de adaptar nuances escuras é maior. "Quem está querendo escurecer os fios, este é o momento certo. É hora de tomar coragem e encarar a transformação",completa o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade