Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Escovar os dentes com cúrcuma faz bem?

Depois da polêmica no Facebook gerada pela apresentadora Bela Gil, fomos em busca da verdade sobre esse método inusitado de 'limpeza'


postado em 22/07/2015 08:47

Ao publicar uma mensagem em que recomenda o uso do cúrcuma para escovação dos dentes, a apresentadora Bela Gil acabou criando uma verdadeira polêmica no Facebook(foto: Facebook/belagiloficial/Reprodução)
Ao publicar uma mensagem em que recomenda o uso do cúrcuma para escovação dos dentes, a apresentadora Bela Gil acabou criando uma verdadeira polêmica no Facebook (foto: Facebook/belagiloficial/Reprodução)
Utilizado para temperar alimentos, agora, o açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, virou substituto do creme dental, pelo menos, para a nutricionista e apresentadora Bela Gil. Em uma publicação no Facebook, a filha do músico Gilberto Gil diz que usa o tempero para escovar os dentes por ser um produto natural e apresentar propriedades antisséptica, antibiótica e anti-inflamatória.

Segundo ela, o cúrcuma não deixa os dentes amarelos, e sim "super limpos e branquinhos". Bela Gil ainda sugere adicionar uma pitada de canela. As recomendações da apresentadora do programa Bela Cozinha, da GNT, estão gerando polêmica na internet, especialmente entre os dentistas, que estão contrariando as ideias da jovem. Até o fim da tarde de terça-feira (21/7), o post na conta da apresentadora, no Facebook, já tinha ultrapassado os 10 mil compartilhamentos e recebido mais de 26 mil curtidas.

Após gerar a discussão sobre o uso do cúrcuma para escovar os dentes, em sua página no Facebook, Bela Gil respondeu as críticas, e voltou a ser alvo de polêmica(foto: Facebook/belagiloficial/Reprodução)
Após gerar a discussão sobre o uso do cúrcuma para escovar os dentes, em sua página no Facebook, Bela Gil respondeu as críticas, e voltou a ser alvo de polêmica (foto: Facebook/belagiloficial/Reprodução)


Para a dentista Anna Carolina de Freitas Dominick, o cúrcuma pode ter várias utilidades, mas substituir o creme dental não é uma boa alternativa. "Se a pessoa tiver resina, o dente pode ficar amarelo. O risco é muito grande. Hoje, é difícil um paciente que não tenha realizado uma restauração", aponta a especialista.

Além da chance de causar manchas no esmalte do dente, a ausência de flúor é outra preocupação para os dentistas. "Hoje em dia, até as crianças estão usando. O flúor é extremamente necessário", destaca Anna Carolina.  O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo reforça a informação de que o flúor é um composto importante para a prevenção da cárie e de doenças da gengiva.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade