Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

Qual o segredo do Sport?

Fomos atrás de respostas para o ótimo desempenho do clube pernambucano no Campeonato Brasileiro de 2015


postado em 03/07/2015 16:58 / atualizado em 03/07/2015 21:23

(foto: Superesportes.com.br/Reprodução)
(foto: Superesportes.com.br/Reprodução)
O meia Marlone, que teve uma passagem apagada pelo Cruzeiro, está apresentando um ótimo futebol no Sport, e já marcou seu primeiro gol pela camisa rubro-negra(foto: Facebook.com/sportclubdorecife/Reprodução)
O meia Marlone, que teve uma passagem apagada pelo Cruzeiro, está apresentando um ótimo futebol no Sport, e já marcou seu primeiro gol pela camisa rubro-negra (foto: Facebook.com/sportclubdorecife/Reprodução)
Como em todas as edições do Campeonato Brasileiro, torcedores e jornalistas se arriscam nas previsões. Normalmente, os times do sudeste e do sul do país aparecem na lista dos candidatos ao título, enquanto equipes do nordeste ou de menor expressão são apontadas como postulantes ao rebaixamento. No entanto, a tabela de classificação deste ano não reflete os prognósticos, pelo menos por enquanto.

Atire a primeira pedra quem acreditava que o Sport seria líder ao fim das 10 primeiras rodadas. Pois lá está a equipe pernambucana, única invicta na competição e com 100% de aproveitamento em casa. Seria mais uma peça do futebol ou planejamento da diretoria?

Para quem não acompanha o time de Recife, pode parecer sorte, mas quem conhece bem o clube e cobre o Sport diariamente, afirma que a boa campanha do Leão é fruto de uma boa parceria entre diretoria treinador e jogadores.

O ídolo do Atlético Mineiro Dadá Maravilha jogou pelo Sport na década de 1970, e em 1976 chegou a marcar 10 gols numa única partida(foto: Sportnet/Reprodução)
O ídolo do Atlético Mineiro Dadá Maravilha jogou pelo Sport na década de 1970, e em 1976 chegou a marcar 10 gols numa única partida (foto: Sportnet/Reprodução)


Palavra de ídolo

Dadá Maravilha não é ídolo apenas em terras mineiras. O ex-atacante também brilhou com a camisa do Sport e ainda é lembrado com muito carinho pelos torcedores do Leão. Quando Dario chegou ao clube rubro-negro, em 1975, a equipe amargava um jejum de 12 anos sem título. Logo no primeiro ano, Dadá foi campeão e artilheiro do estadual com 32 gols. "A torcida pagava churrasco pra mim. Deixava meu carro aberto e a torcida tomava conta", lembra o ex jogador.

Em 1976, o Sport venceu o Santo Amaro por 14 a 0, pelo Campeonato Pernambucano. O "Peito de Aço" marcou nada menos do que 10 gols no jogo – recorde no futebol nacional. Dario está feliz com o bom momento do ex-clube e acredita que o Leão pode ir longe no Brasileiro. "Eles estão jogando muita bola. Se ilude quem pensa que é uma nuvem passageira. Agora, vai ser a equipe a ser batida, todo mundo vai querer tirar casquinha dela", comenta Dadá.

Confira cinco motivos que contribuem para o bom momento do Sport:

(foto: Facebook.com/sportclubdorecife/Reprodução)
(foto: Facebook.com/sportclubdorecife/Reprodução)

Infraestrutura de qualidade

Há mais de cinco anos, o Sport possui um centro de treinamento (CT) com ótima estrutura. Com academia moderna e profissionais de ponta no ramo da fisiologia, o CT não deixa a desejar para clubes do sul e sudeste. Segundo o jornalista Daniel Leal, do Diário de Pernambuco, que cobre o Sport diariamente, os atletas se impressionam quando chegam ao time nordestino.

"É sempre motivo de surpresa para atletas do Rio de Janeiro, porque lá eles não têm essa estrutura, e quando chegam aqui, ficam surpresos por ser um clube do nordeste", conta Daniel.

(foto: Facebook.com/sportclubdorecife/Reprodução)
(foto: Facebook.com/sportclubdorecife/Reprodução)

Manutenção do técnico

Eduardo Baptista assumiu o comando do Sport no dia 14 de fevereiro de 2014. Com um ano e cinco meses no cargo, o técnico é o que possui maior tempo de trabalho entre os 20 times da Série A. Ele já passou por alguns momentos de turbulência, quando ficou oito rodadas sem vencer no Brasileiro do ano passado. Em 2015, com as eliminações no Campeonato Pernambucano e na Copa Nordeste, também teve o trabalho questionado pela torcida. Porém, a diretoria decidiu mantê-lo, e, até então, tem dado certo.

(foto: Facebook.com/sportclubdorecife/Reprodução)
(foto: Facebook.com/sportclubdorecife/Reprodução)

Salários em dia

Pagar em dia é a obrigação de todo empregador, mas, no futebol, clubes que conseguem arcar com seus compromissos, acabam se destacando. É o caso do Sport. Há 10 anos, o clube mantém essa política, o que atrai os jogadores.

(foto: Facebook.com/sportclubdorecife/Reprodução)
(foto: Facebook.com/sportclubdorecife/Reprodução)

Ambiente saudável

Segundo o jornalista Daniel Leal, os jogadores que chegam ao Sport se adaptam rapidamente. O atacante André e o meia Marlone, por exemplo, tiveram passagens ruins por Atlético e Cruzeiro, respectivamente, mas, no time pernambucano, estão conseguindo desempenhar bom futebol.

(foto: Facebook.com/sportclubdorecife/Reprodução)
(foto: Facebook.com/sportclubdorecife/Reprodução)

Fator casa

O Sport é a única equipe com 100% de aproveitamento em casa. Famoso pela torcida fanática, o Leão tem aproveitado bem a Ilha do Retiro (estádio em que é mandante dos jogos) para impor pressão sobre o adversário. Na partida contra o Internacional, pela 10ª rodada do Brasileiro, o público foi de 23 mil pessoas.

Confira abaixo a tabela do Campeonato Brasileiro:
Carregando...
Campeonato Brasileiro

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade