Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Que tal uma roupa feita de legumes e vegetais?

Uma artista e fazendeira - ou o inverso - criou looks ousados, feitos a partir da própria natureza


postado em 15/07/2015 15:25

As verduras e os legumes usados nas roupas feitas por Jacinda Martinez são oriundas da fazenda da artista, e não são comercializadas, apenas imortalizadas em fotografias(foto: Jacinda Martinez/Reprodução)
As verduras e os legumes usados nas roupas feitas por Jacinda Martinez são oriundas da fazenda da artista, e não são comercializadas, apenas imortalizadas em fotografias (foto: Jacinda Martinez/Reprodução)
Uma fazendeira que vive na região costeira do estado do Maine, nos Estados Unidos, resolveu inovar. Jacinda Martinez, de 30 anos, que também é artista plástica, começou a brincar com sua produção orgânica e decidiu criar roupas inusitadas, em 2009, usando legumes e verduras. O projeto foi intitulado Fashion in the Raw (moda de raiz, na tradução livre), e, segundo ela, é uma forma de criticar o mercado da moda, para que as pessoas passem a se "preocupar com o que colocam no corpo".

(foto: Jacinda Martinez/Reprodução)
(foto: Jacinda Martinez/Reprodução)


Folhas de acelga se transformam em saias e talos secos de brócolis viram um top. Após seis colheitas, Jacinda já acumula 40 produções inusitadas, que são fotografadas, mas nunca comercializadas. "O trabalho com os vegetais que dá uma perspectiva única e interessante envolvendo cor e textura. Além disso, me dá um sinal da fragilidade do design, que não é feito para durar. De várias formas, os estilos criados com vegetais são uma forma literal de interpretar a moda de hoje, que se acaba amanhã", diz a artista em seu site.

(foto: Jacinda Martinez/Reprodução)
(foto: Jacinda Martinez/Reprodução)


As fotos estão em exposição nos Estados Unidos, e o trabalho já ganhou o mundo todo, causando frisson na internet. "O resultado final é a fina arte da fotografia, mas com um pouco de moda. Com isso, sou capaz de preservar a matéria vegetal, fazendo com que seja apresentada anos a fio, independente da decadência", compelta Jacinta Martinez.

(foto: Jacinda Martinez/Reprodução)
(foto: Jacinda Martinez/Reprodução)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade