Publicidade

Estado de Minas MEMÓRIA

Veja fotos da Segunda Guerra Mundial com qualidade e cores que impressionam

O trabalho de colorização foi feito por um estudante americano e chama a atenção pela qualidade


postado em 23/07/2015 16:07 / atualizado em 23/07/2015 16:28

Com a colorização feita pelo estudante americano Jared Enos, conseguimos enxergar detalhes dos prisioneiros nazistas, e a cor do uniforme usado nos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial(foto: Facebook/JenosColor/Reprodução)
Com a colorização feita pelo estudante americano Jared Enos, conseguimos enxergar detalhes dos prisioneiros nazistas, e a cor do uniforme usado nos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial (foto: Facebook/JenosColor/Reprodução)
O principal conflito do século XX, a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que celebra os 70 anos de seu fim em 2015, mudou a geopolítica e a tecnologia do mundo, e ficou marcada pelas batalhas sangrentas e pelo genocídio contra judeus e outras minorias consideradas inferiores pelos nazistas. Para conhecer ou reviver momentos desse importante conflito, que contou com a participação do Brasil, por meio da Força Expedicionária Brasileira, é necessário assistir aos filmes ou visualizar as fotos da época. Porém, restaram poucos materiais com qualidade ou em estado de conservação que permitam vislumbrar as cenas de forma mais realista.

Para sorte de historiadores, estudantes e muitos curiosos pelo tema Segunda Guerra, cada vez mais, profissionais trabalham na recomposição das imagens desse período, especialmente em relação à colorização das fotos históricas. Com isso, além de podermos saber como eram as verdadeiras cores dos uniformes militares, das pinturas dos aviões, por exemplo, conseguimos ter uma noção da realidade vivida pelas vítimas da guerra. Quem está contribuindo para nos presentear com imagens vívidas do conflito mundial é o estudante americano Jared Enos.

A qualidade das fotos restauradas por Jared Enos impressiona, como esta, de um soldado do exército russo vestindo o uniforme para batalhas na neve(foto: Facebook/JenosColor/Reprodução)
A qualidade das fotos restauradas por Jared Enos impressiona, como esta, de um soldado do exército russo vestindo o uniforme para batalhas na neve (foto: Facebook/JenosColor/Reprodução)


Com apenas 18 anos, ele conseguiu deixar as imagens da guerra mais nítidas e com cores bem fiéis à realidade. Como ele mesmo diz, na página que criou no Facebook, a ideia de realizar a colorização surgiu após conferir trabalhos semelhantes, de outros artistas na internet. "Meu objetivo é criar uma conexão mais tangível com o passado, por meio da colorização de fotos históricas", diz Jared em sua conta na rede social. O jovem explica que as imagens colorizadas que podemos ver, hoje, em termos de qualidade, estão o mais próximo possível do que nossos avós teriam vislumbrado naquela época.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade