Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Quem nunca sentiu a dor de uma cãibra?

Vídeos chamam a atenção para essas contrações involuntárias dos músculos da perna, mas de uma forma que você nunca viu


postado em 24/08/2015 13:38

A cãibra pode surgir por diversos fatores, e a dor que ela causa pode ser insuportável para algumas pessoas. Segundo especialistas, ela desaparece naturalmente após alguns minutos(foto: YouTube/Reprodução)
A cãibra pode surgir por diversos fatores, e a dor que ela causa pode ser insuportável para algumas pessoas. Segundo especialistas, ela desaparece naturalmente após alguns minutos (foto: YouTube/Reprodução)
Quando se está parado por muito tempo ou mesmo após uma série de exercícios mais puxados, a temida cãibra pode surgir. A dor quase isuportável que ela causa provêm de contrações involuntárias do músculo da perna, por exemplo, ou de um conjunto de tecidos musculares. O engraçado é que a causa exata para esse problema ainda não é totalmente conhecida.

Veja abaixo um vídeo de uma cãibra bem forte:


Segundo o portal Minha Vida, apesar de ser um evento inofensivo, a cãibra pode estar relacionada a diversos fatores, como estreitamento das artérias, compressão do nervo e deficiência de potássio, cálcio ou magnésio. "Para aliviar a dor de cãibras musculares, você pode aplicar uma compressa quente ou fria nos músculos doloridos ao primeiro sinal de um espasmo. Você pode usar um pano quente, uma almofada de aquecimento, um pano frio ou gelo. Se a dor não melhorar, tente tomar um medicamento anti-inflamatório de venda livre. Ele pode ajudar a esticar suavemente os músculos doloridos", informa o site especializado em saúde.

Muito comum em atletas, como, por exemplo, jogadores de futebol, a cãibra surge "do nada", e costuma desaparecer por conta própria, após alguns minutos de sofrimento da "vítima". Porém, em alguns casos, ela pode significar a necessidade de atendimento médico. Se estiver associada a inchaços na perna, fraqueza muscular, se causa desconforto grave, ou é rotineira, é preciso buscar orientação de um profissional.

Agora, assista a um exemplo de uma "super" cãibra:


Veja abaixo alguns cuidados para prevenir as cãibras:

  • Alongar e aquecer a musculatura antes de iniciar a atividade física

  • Ingerir líquidos adequadamente

  • Se você pratica atividade física, considere tomar bebidas isotônicas

  • Tenha uma dieta equilibrada

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade