Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Nasa divulga novas imagens de Plutão

A sonda New Horizons continua com seu sobrevoo sobre a superfície do planeta anão gelado e enviou magníficas fotos em alta resolução


postado em 11/09/2015 16:19

As novas imagens enviadas pela New Horizons diretamente de Plutão mostram formações geológicas nunca antes vistas, segundo os cientistas(foto: NASA/APL/SwRI/Divulgação)
As novas imagens enviadas pela New Horizons diretamente de Plutão mostram formações geológicas nunca antes vistas, segundo os cientistas (foto: NASA/APL/SwRI/Divulgação)
Quando a sonda espacial New Horizons, da Nasa, alcançou a órbita de Plutão, em julho, gerou grande expectativa na comunidade científica e em muitas pessoas, já que, enfim, teríamos as primeiras imagens em alta definição do planeta anão, com riqueza de detalhes que não eram possíveis com o uso de telescópio. Mais recentemente, no dia 9 de setembro, a Agência Espacial Americana divulgou novas fotos enviadas pela sonda, em que são possíveis ver formas geológicas até então desconhecidas.

"Se um artista tivesse feito um quadro com Plutão desse jeito, antes do sobrevoo da New Horizons, eu provavelmente teria achado um exagero. Mas, na verdade, ele é assim", diz o pesquisador Alan Stern, do Instituto de Pesquisa Southwest, que trabalha em conjunto com a Nasa nessa missão espacial, em nota enviada à imprensa.

As fotos enviadas pela sonda foram feitas durante o "verão" no planeta anão, e permite que os cientistas examinem diversas estruturas geológicas curiosas em sua superfície. Nas imagens, é possível identificar a região escura de Cthulhu e as planícies congeladas de Planum Sputnik – esses nomes ainda são informais e precisam ser aprovados pela União Astronômica Internacional.

As formações escuras parecendo montanhas seriam 'dunas', segundo especialistas ligados à missão espacial em Plutão(foto: NASA/APL/SwRI/Divulgação)
As formações escuras parecendo montanhas seriam 'dunas', segundo especialistas ligados à missão espacial em Plutão (foto: NASA/APL/SwRI/Divulgação)


Segundo Stern, as fotos revelam "uma diversidade de relevos e uma complexidade de processos geofísicos que contrapõem tudo que já se viu no sistema solar". Entre esse itens curiosos, o cientista identifica até a existência de possíveis dunas.

"Observar dunas em Plutão, se é que são isso, é totalmente surreal, porque a atmosfera do planeta anão é muito fina, hoje em dia. Ou Plutão tinha uma atmosfera mais grossa no passado, ou algum fenômeno que desconhecemos fez surgirem as dunas. Estamos com a 'pulga atrás da orelha'", afirma William B. McKinnon, diretor de Geologia da New Horizons e membro do time de pesquisadores do Centro de Pesquisa Ames, da Nasa, na Califórnia.

As "dunas" são as formas escuras alinhadas, parecidas com montanhas, e que aparecem no centro das imagens, no que a Nasa descreve como um terreno "antigo e cheio de crateras na parte de baixo e brilhante e geologicamente jovem na parte de cima".

Cientistas não sabem ainda como alguns formações geológicas foram criadas em Plutão, já que ele possui uma atmosfera muito fina(foto: NASA/APL/SwRI/Divulgação)
Cientistas não sabem ainda como alguns formações geológicas foram criadas em Plutão, já que ele possui uma atmosfera muito fina (foto: NASA/APL/SwRI/Divulgação)


(com Huffington Post)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade