Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Segundo WWF, população de animais vertebrados caiu pela metade na China

Os dados são relativos aos últimos 40 anos, e correspondem a uma dos maiores perdas de biodiversidade no mundo


postado em 13/11/2015 14:20

Segundo o relatório do WWF, a população de vertebrados como pássaros, mamíferos, anfíbios e répteis, na China, caiu pela metade nos últimos 40 anos(foto: Pixabay)
Segundo o relatório do WWF, a população de vertebrados como pássaros, mamíferos, anfíbios e répteis, na China, caiu pela metade nos últimos 40 anos (foto: Pixabay)
A população de animais vertebrados na China, que inclui pássaros, mamíferos, anfíbios e répteis, diminuiu quase para metade nos últimos 40 anos, indica relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, a sigla em inglês).

"A China viveu uma das maiores perdas de biodiversidade em nível mundial", afirma o documento, elaborado em conjunto com o Conselho da China para a Cooperação Internacional no Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

O relatório, citado pela agência oficial chinesa Xinhua, diz ainda que a pegada ecológica, que mede a pressão humana sobre a natureza, era em 2010 o dobro da biocapacidade disponível na China.

Intitulado Living Planet Report, China 2015, o documento reúne dados coletados entre 1970 e 2010, sobre 1.385 animais de diferentes populações, que representam 405 espécies de pássaros, mamíferos, anfíbios e répteis.

A fragmentação e perda do habitat natural, as alterações climatéricas, a invasão de espécies exóticas, poluição e doenças são as principais causas da dominuição, que só no caso dos anfíbios e répteis alcançou 97,44%.

A população de pássaros manteve-se relativamente estável durante o mesmo período, aumentando cerca de 43% na virada do século, graças "ao crescente número de reservas naturais e às leis de proteção e regulação", informa a Xinhua.

O Living Planet Report China 2015 é o quarto relatório da WWF que aborda o impacto ambiental do desenvolvimento da China, desde o lançamento do primeiro, em 2008.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade