Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

Autódromo de Curvelo vai receber etapa da Stock Car 2016

Construído para ser uma mega-estrutura ligada ao automobilismo, o circuito mineiro está preparado até para receber provas de MotoGP


postado em 10/12/2015 16:57

O Circuito dos Cristais em Curvelo tem 4,5 Km em sentido anti-horário, uma reta de 815 m e nada menos que 18 curvas(foto: Maurício Slaviero/Reprodução)
O Circuito dos Cristais em Curvelo tem 4,5 Km em sentido anti-horário, uma reta de 815 m e nada menos que 18 curvas (foto: Maurício Slaviero/Reprodução)
O que antes era especulação, agora está confirmado. A organização da Stock Car, principal cateogira do automobilismo brasileiro, anunciou que o município de Curvelo, na região central de Minas Gerais, sediará uma etapa da competição, no dia 20 de novembro. O autódromo, batizado de Circuito dos Cristais, será inaugurado oficialmente em março de 2016. Os pilotos da Stock Car Rafa Matos e Lucas Foresti já estiveram na pista para conferir de perto o projeto.

Além do automobilismo, a base do circuito foi desenvolvida para atender necessidades específicas do motociclismo de alto desempenho. Foram adotados todos os critérios de segurança para homologação da Federação Internacional de Motociclismo, mas, no próximo ano, ainda não haverá provas de MotoGP, segundo o gerente do projeto, Alfredo Santos.

O circuito, que terá quase 4,5 Km, já ganhou asfalto e está em fase final de obras. No traçado anti-horário será construída uma reta de 815 m, além de 18 curvas, sendo 11 para a esquerda e sete para a direita. O autódromo será de nível 2. Isso significa que provas de motovelocidade e quase todas de automobilismo, com exceção da Fórmula 1, poderão ser realizadas em Curvelo.

O complexo esportivo está localizado a 143 km de Belo Horizonte e irá contar ainda com hotel, resort e condomínio de casas. De acordo com Alfredo Santos, o local vai oferecer um espaço propício para o automobilismo. "São 4 milhões de m². Isso é maior que todos os 'alphavilles' da Lagoa dos Ingleses. Além disso, você precisa estar colado numa cidade por causa da estrutura de hospitais, polícia, corpo de bombeiros e rede bancária", explica o engenheiro civil.

O empreendimento é uma iniciativa privada. Segundo Alfredo, até o momento, já foram investidos R$ 19 milhões. E o mais importante: já foram fechados acordos com os principais órgãos do automobilismo para que, em 2016, o Circuito dos Cristais esteja apto a receber grandes eventos para o público mineiro, brasileiro e mesmo internacional.

Confira o calendário da Stock Car para 2016:

  • 1ª etapa – 6 de março: Curitiba (PR) – Corrida de Duplas
  • 2ª etapa – 10 de abril: Velopark (RS)
  • 3ª etapa – 22 de maio: Goiânia (GO)
  • 4ª etapa – 5 de junho: Santa Cruz do Sul (RS)
  • 5ª etapa – 26 de junho: Tarumã (RS)
  • 6ª etapa – 17 de julho: Cascavel (PR)
  • 7ª etapa – 11 de setembro: Interlagos (SP) – Corrida do Milhão
  • 8ª etapa – 25 de setembro: Londrina (PR)
  • 9ª etapa – 16 de outubro: Goiânia (GO)
  • 10ª etapa – 30 de outubro: Brasília (DF)*
  • 11ª etapa – 20 de novembro: Curvelo (MG)
  • 12ª etapa – 11 de dezembro: Interlagos (SP)

* Depende da confirmação do autódromo de Brasília

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade