Publicidade

Estado de Minas PET

Você sabe como detectar uma infestação por vermes em cães?

Diarreia e anemia são alguns dos sintomas causados pelas verminoses. Saiba mais!


postado em 26/01/2016 09:59

Quando for passear com seu cãozinho, cuidado para ele não ter contato com as fezes de outros animais, que podem estar contaminadas com vermes(foto: Pixabay)
Quando for passear com seu cãozinho, cuidado para ele não ter contato com as fezes de outros animais, que podem estar contaminadas com vermes (foto: Pixabay)
Assim como ocorre com os seres humanos, os cães são suscetíveis a diversos parasitas internos, mais conhecidos como vermes. Há diferentes tipos de verminoses nos cachorros, sendo as mais comuns as que afetam os intestinos.

Esses vermes são transmitidos de diversas formas, como água e alimento contaminados e pelo contato com fezes de outros animais infectados. Segundo a veterinária Fabiana Zerbini, gerente técnica do laboratório Virbac, os sintomas principais das verminoses são diarreia, emagrecimento progressivo, crescimento tardio, barriga inchada, fezes moles, às vezes, com sangue, além de anemia.

"As infecções parasitárias acometem cães de todas as idades, mas, usualmente, são mais prevalentes em filhotes. Alguns parasitas são transmitidos durante a gestação e/ou amamentação, caso a mãe tenha vermes", explica a especialista.

Como mostra a veterinária, o animal deve ser levado para uma clínica, para que seja feito o diagnóstico adequado. Um simples exame de fezes é capaz de detectar a presença de vermes. Após o resultado, o profissional estará apto a indicar o tratamento adequado.

É possível fazer algo para prevenir os vermes? "A vermifugação deve ser feita periodicamente. Em geral, os veterinários recomendam de três em três meses com reforço 15 dias após a vermifugação. Para o verme do coração, é recomendada uma dose a cada mês", diz Fabiana Zerbini.

Entre as precauções para se evitar a contaminação por vermes está a higienização dos locais onde ficam os animais, e não permitir o contato destes com fezes de outros animais, o que pode acontecer, por exemplo, durante passeios em locais públicos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade