Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Com que idade uma criança começa a falar?

Um vídeo no YouTube faz sucesso ao mostrar um bebê que teria 2 meses dizendo 'eu te amo'. Isso é possível?


postado em 25/02/2016 11:45 / atualizado em 25/02/2016 13:07

Supostamente, esse bebezinho do vídeo tem apenas 2 meses, mas, de forma incrível, é capaz de repetir 'eu te amo', em inglês(foto: YouTube/Reprodução)
Supostamente, esse bebezinho do vídeo tem apenas 2 meses, mas, de forma incrível, é capaz de repetir 'eu te amo', em inglês (foto: YouTube/Reprodução)
Com qual idade você começou a falar? Normalmente, é estranho ver um bebê muito novo pronunciando alguma palavra, mesmo que de forma errada, certo? É justamente essa exceção que fez um vídeo no YouTube ter sucesso, chegando a mais de 13 milhões de visualizações. Gravado e publicado pela americana Stephanie Passalacqua, as imagens mostram uma criança de apenas 2 meses sendo induzida pelo pai a dizer "I love you", ou "eu te amo", em inglês.

Assista abaixo o curioso vídeo:


Apesar da dificuldade em construir palavras que vão além dos típicos sons de bebê, ao final do vídeo, a criancinha consegue dizer algo parecido com "I love you", para deleite dos pais. Mas, o que vem causando espanto nos internautas é que, nessa idade, ela não conseguiria dizer a frase, mesmo como uma simples repetição. O problema é que não é possível comprovar a idade do bebê, que supostamente tem 2 meses. Sendo assim, fica difícil encontrar uma explicação para essa situação curiosa.

Segundo a pediatra Beatriz Beltrame, do portal Tua Saúde, por volta dos 3 meses de idade, a criança emite sons como "ah", "oh, "uh", e só depois de um tempo, passa a balbuciar sílabas que compõem palavras por ela ouvidas, como "má-má" (de mamãe) ou "pá-pá" (de papai). "Por volta dos 9 meses de idade, o bebê já aperfeiçoou a fala e já é capaz de dizer palavras como 'mamãe'. Por volta dos 12 meses, o bebê já articula pelo menos quatro palavras e, aos 2 anos, já consegue formar uma frase com duas ou três palavras, tendo um vocabulário de cerca de 50 palavras, que aumenta para 200 aos 3 anos de idade", diz a médica, em texto publicado no site especializado em saúde e bem-estar.

A pediatra lembra ainda que é importante que os pais estimulem os filhos desde cedo, comunicando com ele, cantando, lendo. "Os pais devem mostrar interesse e responder o bebê, pois isso faz com que ele fique mais estimulado para continuar conversando", explica Beatriz Beltrame.

A especialista chama a atenção para o uso de linguagem correta com a criança, evitando "apelidos" para as coisas, mesmo que sejam "bonitinhos", e também a invenção de nomes. "Os pais devem utilizar, desde cedo, uma linguagem correta, evitando diminutivos ou palavras erradas", completa a pediatra.

Saiba quando os pais devem ficar preocupados com possíveis problemas de fala dos filhos, o que demanda atendimento médico:

  • Não esteja tentando fazer sons, não responde ao nome ou não estabelece contato visual por volta dos 6 meses

  • Não balbucie por volta dos 9 meses

  • Não aumente o vocabulário, esteja perdendo habilidades na linguagem, e não aponta para coisas à volta entre os 13 e os 18 meses

  • Não é capaz de seguir ordens simples, utiliza palavras soltas, sem sentido, não imita os pais ou não aponta para as partes do corpo entre os 19 e os 24 meses

  • Não é capaz de articular duas ou três palavras numa frase ou não consegue se expressar entre os 25 e os 36 meses

Fonte:
Tuasaude.com

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade