Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Paranormalidade ou efeito da natureza: conheça o Fogo de Santelmo

Vídeo curioso no YouTube traz um flagrante raro desse fenômeno


postado em 14/03/2016 13:26

Vídeo feito por americano capta o momento exato em que o raro fenômeno Fogo de Santelmo surge nas pontas de seus dedos(foto: YouTube/Reprodução)
Vídeo feito por americano capta o momento exato em que o raro fenômeno Fogo de Santelmo surge nas pontas de seus dedos (foto: YouTube/Reprodução)
Com a popularização das câmeras de vídeo (especialmente as dos celulares) e do YouTube, casos de fenômenos estranhos, muitas vezes inexplicáveis, podem ser vistos aos montes na internet. Fantasmas, criaturas bizarras e óvnis invadem a rede e causam frisson entre os aficcionados pelo paranormalidade. Um vídeo recente está chamando a atenção por trazer o flagrante de um fenômeno muito raro: o Fogo de Santelmo.

Assista, abaixo, às imagens publicadas no YouTube, no dia 26 de janeiro deste ano, com o estranho efeito saindo da pontas dos dedos de um rapaz:


O vídeo foi gravado pelo americano Rudy Moore, que mora em Madison, no estado de Wisconsin, Estados Unidos. Ele teria percebido o estranho fenômeno por volta das 19h do dia 25 de janeiro, quando estava próximo ao lago Monona, que fica em sua cidade. "Nunca vi isso antes. É como se não fosse possível", diz Moore durante a filmagem. Além das faíscas azuis que saem das pontas dos dedos, é possível ouvir também os estalos provocados pelas descargas. Ao fundo, nas imagens, os amigos de Rudy gritam de excitação por vivenciarem o efeito tão intrigante.

Assim que o conteúdo foi publicado no YouTube, logo surgiram centenas de comentários especulando sobre a origem do fenômeno. Muitos usuários dizem se tratar de energias de pessoas falecidas que teriam vivido nas proximidades do lago. Mas, apesar dessa teoria, o próprio Rudy deixa claro no título do vídeo que se trata do chamado Fogo de Santelmo.

Afinal, esse fenômeno é proveniente de algo paranormal ou existe uma explicação científica para sua ocorrência? Segundo o meteorologista Bob Lesh, em entrevista à rede de televisão americana WISC-TV3, o chamado Fogo de Santelmo, que não tem nada a ver com chama, surge quando uma descarga elétrica contínua sai de um objeto carregado (no caso do video, os dedos de Rudy) para a atmosfera. Essa troca de energia ocorre quando o ar está carregado com uma carga diferente da que está presente no objeto. Isso é visto com os relâmpagos e mesmo com a eletricidade estática, em dias secos, quando vamos tocar na carroceria de um carro e se observa uma pequena descarga.

Segundo Bob Lesh, no caso do vídeo gravado em Madison, o ar próximo ao lago estava carregado de íons, devido a uma forte nevasca que se aproximava da região. "A diferença entre as cargas da região em que eles estavam, e de onde estava nevando, forneceu corrente suficiente para que o ar ionizasse", diz o meteorologista à WISC-TV3. Os íons na atmosfera forçaram o aparecimento das pequenas descargas elétricas nas pontas dos dedos de Rudy Moore. A cor azul, aliás, seria um indicativo da ionização.

Origem do nome

A expressão Fogo de Santelmo teria se originado em homenagem a Santo Elmo (ou São Erasmus), que viveu no século III, e é considerado padroeiro dos marinheiros. Segundo consta na história, esse mártir croata teria continuado a pregar a religião católica mesmo após sofrer um acidente: um raio supostamente teria caído ao seu lado.

Além disso, as descargas elétricas que costumam ser vistas nas velas e mastros dos navios, que ficam carregados devido ao movimento constante contra o ar, eram consideradas sinais divinos, da proteção proveniente do santo padroeiro dos marinheiros. Ou seja, são chamados de "fogo de Santo Elmo".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade