Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Fotógrafo faz imagens incríveis de fungos

O australiano é um aficionado por esses seres que vivem em diferentes ambientes


postado em 12/04/2016 17:52

Os cogumelos da espécie Mycena chlorophos, capturados pela lente do australiano Steve Axford, parecem até fosforescentes, devido à cor vibrante que possuem(foto: Steveaxford.smugmug.com/Reprodução)
Os cogumelos da espécie Mycena chlorophos, capturados pela lente do australiano Steve Axford, parecem até fosforescentes, devido à cor vibrante que possuem (foto: Steveaxford.smugmug.com/Reprodução)
Você costuma parar para apreciar um cogumelo, um líquen ou um musgo? Pois é, as flores, com certeza, chamam mais a atenção das pessoas do que os fungos. Mas, não para o fotógrafo australiano Steve Axford. Ele criou um projeto especial que retrata as diferentes formas e cores dos fungos encontrados em áreas afastadas das grandes cidades.

"O mundo, para mim, é dominado pelos seres viventes e pelo planeta em que vivemos. Minha fotografia é uma avenida com a qual exploro esse mundo. Meus interesses passam por tudo, dos microscópicos fungos aos vuclões, embora, na maioria das vezes, meu tempo, agora, é gasto mais com fungos do que com vulcões", esclarece Steve em texto publicado no seu site oficial. Vale dizer que ele chegou a trabalhar com sistemas operacionais de computador.

O fotógrafo produziu diversas images de fungos, de líquens a grandes cogumelos, que foram dividos em famílias, como a Mycena, composta por espécies coloridas vibrantes e com caules mais compridos, e a Crepidotus, cujos membros são largos e lembram grandes corais marinhos. Algumas espécies são tão diferentes que parecem tiradas de um filme de ficção científica. A Clavaria amoena e a Clavaria purpurea são compridas, sem as abas típicas dos cogumelos, e possuem as cores amarelo e roxo brilhantes. Já a Aseroe rubra é chamada de estrela-do-mar, por ter "tentáculos" vermelhos e uma abertura central que lembra uma "boca".

Steve Axford, que é natural da cidade de Northern Rivers, no estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, diz que seu trabalho com os fungos pode ser visto até como uma forma científica de apresentação desses seres. "Tento combinar a beleza que vejo com certos aspectos científicos. Então, a maioria de minhas fotos pode ser usada para identificação de características dos fungos, com riqueza de detalhes".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade