Publicidade

Estado de Minas METEOROLOGIA

Microburst de chuva: fenômeno raro é capturado em vídeo

As imagens mostram a coluna de água descendo rapidamente até o solo


postado em 08/04/2016 10:19 / atualizado em 08/04/2016 10:52

Vídeo gravado nos Estados Unidos captura o fenômeno raro do microburst: correntes de vento muito fortes saem da nuvem de chuva em direção ao solo(foto: YouTube/Barcroft TV/Reprodução)
Vídeo gravado nos Estados Unidos captura o fenômeno raro do microburst: correntes de vento muito fortes saem da nuvem de chuva em direção ao solo (foto: YouTube/Barcroft TV/Reprodução)
Fenômenos atmosféricos podem, às vezes, ser bem assustadores. É o caso do microburst (micro explosão), que, como explica o site ClimaTempo, corresponde a correntes de vento muito fortes que saem de dentro de uma nuvem cumulonimbus e descem rapidamente para a superfície da Terra. Ele é raramente filmado, e, por isso, um vídeo que flagra um microburst nos Estados Unidos está fazendo sucesso no YouTube.

Assista, abaixo, ao flagrante do fenômeno incrível:


Graças ao caçador de tempestades e fotógrafo americano Bryan Snider, foi possível ver a formação e a grandeza do microburst que atingiu a cidade de Tucson, no Texas, em agosto de 2015. As imagens apresentadas em velocidade acelerada (timelapse) mostram uma gigantesca nuvem cumulonimbus se aproximando do município, quando, de repende, uma grande massa de água "explode" no céu e desce para o solo.

O microburst, como o capturado no vídeo, costuma atingir uma área de até 4 km, mas, com ventos que chegam a 241 km/h. Por isso, esse tipo de fenômeno metereológico é tão perigoso para a aviação comercial. Em 1985, o voo 191 da Delta Airlines estava se aproximando do aeroporto internacional Fort Worth, em Dallas, no Texas, quando encontrou um microburst. Os pilotos não conseguiram fugir da correne de ar e o avião acabou se chocando contra o solo, matando 136 tripulantes. Apenas 35 pessoas sobreviveram.

Confira também o vídeo do ClimaTempo, que explica a formação do microburst:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade