Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

É possível que pessoas diferentes sonhem com a mesma coisa?

Especialista esclarece essa questão, que vem intrigando especialmente os internautas


postado em 29/06/2016 09:18

O site This Man foi criado para supostamente reunir testemunhos de pessoas do mundo inteiro que teriam sonhado com o mesmo homem - representado por esse
O site This Man foi criado para supostamente reunir testemunhos de pessoas do mundo inteiro que teriam sonhado com o mesmo homem - representado por esse "retrato falado" (foto: Thisman.org)
Você acredita ser possível que pessoas diferentes tenham sonhos iguais, especialmente com um mesmo "personagem"? A situação inusitada intrigou pessoas de diversas partes do mundo, que disseram ter sonhado com o mesmo rosto – nunca visto por ninguém. Chamado apenas de "This Man" (Este Homem), o suposto visitante de sonhos, que atuaria em todo o mundo, causou um verdadeiro alvoroço entre os internautas. Existe até um site específico sobre ele.

Posteriormente, porém, o caso foi desmentido pelo sociólogo italiano Andrea Natella, sócio-fundador da agência de publicidade Guerriglia Marketing, especializada em criar virais para a internet. Ele revelou ter iniciado a história para ganhar repercussão na rede de computadores. O caso, no entanto, despertou a curiosidade de muita gente: seria possível pessoas aleatórias terem o mesmo sonho?

Segundo o psiquiatra Dirceu Valladares, especialista em distúrbios do sono, as chances são raríssimas. "Seria como ganhar na Mega-Sena", afirma o médico. De acordo com ele, é possível pessoas aleatórias sonharem com os mesmos personagens, cenários ou objetos. Porém, garantir que as histórias sejam as mesmas e que os elementos dos sonhos tenham significados iguais é praticamente impossível.

O psiquiatra também justifica um possível caso de sonhos semelhantes ao curioso fenômeno "dèjà vu" (já visto, em francês), reação psicológica que faz com que o cérebro transmita para a pessoa a sensação de que ela já esteve naquele lugar, sem jamais ter ido, ou que conhece alguém, mesmo nunca tendo o visto antes.

Ainda conforme o especialista, um mesmo elemento usado no sonho de diferentes pessoas possui significados distintos para cada uma delas. Um carro, por exemplo, pode representar um trauma para uma pessoa, enquanto para outra, pode traduzir um desejo. Portanto, se você teve um sonho idêntico ao de um colega, pode fazer uma "fezinha", porque a sorte está contigo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade