
Divulgada pelo blogueiro francês Christian Macé, especializado em assuntos paranormais, no dia 16 de fevereiro de 2016, a estranha figura logo foi parar no site Ufo Sightings Daily, que divulga avistamentos de óvnis em todo o mundo. Além do símbolo cristão, o portal ainda chama a atenção para rochas próximas ao objeto, que parecem com ruínas de um suposto templo.
"Este não é um achado comum e provavelmente é muito significativo para alguns internautas que são religiosos. Uma cruz foi descoberta em Marte por Chistian Mace na França. A cruz está localizada ao lado de um rochedo, sua parte inferior não é visível. Mas, se o robô tivesse tirado a foto do outro lado, apostaria que é uma cruz completa. Ao lado do crucifixo existem ruínas de um belo telhado cheio de entalhes. Existem arcadas na parte superior e três finas seções bem demarcadas", diz Scott C. Waring, editor do Ufo Sightings Daily, no texto sobre a descoberta do blogueiro francês.

A Agência Espacial Norte-Americana não se pronunciou sobre mais essa teoria da conspiração envolvendo Marte. Mas, como ocorreu com os demais objetos e animais supostamente encontrados nas imagens do robô Curiosity, trata-se do efeito conhecido como pareidolia, no qual nosso cérebro busca associar formas aleatórias a coisas conhecidas – é o mesmo que encontrar rostos em veios da madeira.