Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Mal do século: estresse já atinge 90% da população mundial

Entenda as consequências do problema para o corpo e como evitá-lo


postado em 01/06/2016 08:49

Como mostra a psicóloga, qualquer coisa pode acionar o estresse e, para evitá-lo, é preciso conhecer os próprios limites e entender as
Como mostra a psicóloga, qualquer coisa pode acionar o estresse e, para evitá-lo, é preciso conhecer os próprios limites e entender as "expressões" do corpo (foto: Pixabay)
Com o dia a dia cada vez mais corrido e tantas atribuições, fica difícil não se estressar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse atinge 90% da população mundial. Só no Brasil, 70% da população sofrem com esse mal, sendo que 30% chegam a ter níveis elevados de estresse. Apesar da frequência, nem sempre os sintomas são facilmente percebidos.

De acordo com a psicóloga Magna Rosane Cruz, o estresse pode ser entendido como resultado da discrepância entre a demanda de uma situação e a habilidade do indivíduo de lidar com ela. "O termo 'estresse' é impreciso e surgem várias interpretações. Embora possa fazer referência a um evento particular, em psicologia, ele é entendido como uma interação entre o evento estressante originado no meio e o indivíduo", explica a especialista.

A psicóloga garante que o estresse é uma reação normal do nosso organismo. No entanto, ele pode piorar ou ainda tornar crônica uma situação ruim. Além disso, nem sempre ele tem uma causa especifica, pois qualquer evento pode ser um "gatilho" para ativá-lo. "A melhor maneira de evitar o estresse em qualquer ambiente é conhecendo a si próprio, aprendendo a reconhecer seus limites e a 'ouvir' seu corpo. A partir disso, passará a entender melhor o que lhe estressa e o que fortalece", esclarece Magna Cruz.

Consequências

O que poucos sabem é que o corpo reage de várias maneiras ao estresse. De acordo com a especialista, em longo prazo, ele pode gerar sintomas como dificuldade de concentração, problemas de memória, ansiedade, mau humor, depressão e distúrbio alimentares. Ainda segundo Magna, o estresse pode trazer consequências para a vida, comprometendo o funcionamento do corpo.

Mas, a psicóloga garante que existe tratamento para o problema: "A psicoterapia auxilia o paciente a lidar com estresse a partir de avaliações mais realistas das situações, com o aprendizado de estratégias para evitar e/ou enfrentar situações tidas como ameaçadoras e técnicas de relaxamento".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade