
Para se tornar a voz do Google, a brasileira, natural de Santos, participou de uma seleção na Suíça, em 2009, onde fez gravações ininterruptas durante sete dias sem saber qual seria o destino do trabalho. Os detalhes sobre o contrato são guardados a "sete chaves" tanto pela empresa quanto pela locutora. Assim que o serviço estreou em maio de 2010, a voz de Regina pôde ser reconhecida. Começaram, então, o assédio e os trotes.
Trotes e brincadeiras
Pedidos de pizza feitos pela voz do Google Tradutor viralizaram no YouTube. As gozações, segundo Regina, nunca incomodaram. "Eu acho interessante as brincadeiras, até porque não sou eu, é o sistema", diz a locutora. A repercussão na mídia também é bem vista por ela. "Quando a gente tem um pouquinho só de fama, não chega a incomodar, pelo contrário, é gostoso", afirma.
Eu sou a Siri?
Curiosamente, Regina ficou sabendo que sua voz seria usada na assistente Siri porque deficientes visuais a informaram. "Eles têm uma memória auditiva muito forte", destaca. Isso aconteceu porque a locutora firmou o contrato com a Apple sem saber que as gravações seriam utilizadas no aplicativo do iOS.
Repercussão na mídia
A radialista ganhou destaque na mídia após participar de entrevistas no Programa do Jô, na Globo News e em outros meios de comunicação. Ela confessa que não esperava tamanha repercussão e se diz atenta para não deixar o sucesso "subir à cabeça". "A única coisa que pode atrapalhar é se você não controlar o ego, porque ele se inflama um pouco. Tive meus cinco minutinhos de fama e continuo trabalhando, esperando um novo trabalho que me desafie", ressalta Regina. Por falar em desafios, a locutora revela que gostaria de fazer um material em que conta histórias para crianças e deficientes visuais.
Estilos de vozes
Regina também dá vozes a comerciais de bancos, supermercados, chocolates, entre outros. Ela compara as gravações publicitárias com os trabalhos realizados no Google: "No comercial, você pode ser doce, maternal, dura, cansada. Depende do produto. O diferencial está na emoção. No sistema como o Google eu tento ter uma voz sempre aconchegante, simpática, agradável de ouvir".
Referência
Perguntada sobre um trabalho inspirador, Regina destaca a locução da atriz Laura Cardoso na minissérie brasileira Hoje é Dia de Maria. "Essa narração dela superou Fernanda Montenegro, que também é maravilhosa", analisa a locutora.
Em vídeo divulgado no seu Facebook, Regina Bittar brinca com a Siri. Confira: