Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Já existe o 'Uber' da Medicina, sabia?

Aplicativo leva o médico até você, sem precisar agendar ou ter plano de saúde


postado em 06/07/2016 08:29

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Se você não suporta encarar as filas dos consultórios ou não está disposto a largar o conforto de casa, a tecnologia pode ser uma alternativa. O aplicativo Docway, conhecido popularmente como "Uber" da Medicina, permite ao paciente ter consultas médicas em domicílio com apenas alguns cliques no celular. Vale para situações emergenciais e para agendamento. No primeiro caso, o atendimento é feito em até três horas. No segundo, a marcação pode ser feita até para o mesmo dia.

O valor da consulta varia de acordo com o profissional e a especialidade. No caso dos atendimentos emergenciais, o valor é fixo, de R$ 200, mas o paciente não tem a opção de escolher o médico. O aplicativo garante que analisa o registro, currículo e antecedentes criminais dos profissionais antes de credenciá-los. Em Belo Horizonte, já são 300 médicos cadastrados.

Para o médico, aparecem as consultas disponíveis, sendo que ele aceita a solicitação conforme a conveniência e as atividades já cadastradas por ele. O aplicativo fica com 15% do valor pago pelo usuário. O Docway ainda oferece serviços como vacinas e coleta de exames e permite o pagamento via cartão de crédito.

O sistema conta com mais de mil médicos cadastrados, entre eles pediatras, geriatras, clínico-geral, cardiologistas, dermatologistas e outras especialidades. O profissional que optar por fazer parte do aplicativo deve anexar documentos pessoais e profissionais. Após a aprovação, o médico recebe um treinamento para melhor atender o paciente em domicílio.
Tal qual o aplicativo Uber, o Docway permite marcar uma consulta médica com o profissional mais próximo de sua casa, bastando apenas alguns cliques na tela(foto: Docway/Reprodução)
Tal qual o aplicativo Uber, o Docway permite marcar uma consulta médica com o profissional mais próximo de sua casa, bastando apenas alguns cliques na tela (foto: Docway/Reprodução)

Histórico

O Docway começou em Curitiba, e já está disponível em 40 cidades brasileiras. São cerca de 1.400 médicos cadastrados no país. No último mês, houve aproximadamente 250 consultas via aplicativo.

CRM-MG

Procurado pela reportagem da Encontro, o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais informou que não vai se posicionar sobre o assunto por se tratar de um aplicativo lançado recentemente.

Plano de saúde

De acordo com o Docway, o paciente pode tentar o reembolso das consultas pelo próprio plano de saúde ou a restituição no imposto de renda, desde que esteja de posse das notas fiscais. No entanto, é preciso verificar se o seu plano de saúde cobre as despesas gastas no aplicativo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade