
Em vídeo publicado na sexta, dia 1º de julho, no YouTube, pela Administração Nacional da Atmosfera e dos Oceanos dos Estados Unidos, é possível ver o exemplar do peixe transparente, que pertence à família Aphyonidae e tem 10 cm de comprimento. Ele foi filmado a pouco mais de 2,4 km de profundidade no oceano Pacífico – onde se localiza a fossa das Marianas –, entre o Japão, as Filipinas e Papua Nova Guiné.
"É simplesmente inacreditável. Estou certo de que é um Aphyonid e garanto que é a primeira vez que um peixe dessa família é observado vivo. É um avistamento muito raro", diz o biólogo marinho Bruce Mundy, do Serviço Nacional de Pesca Marinha dos Estados Unidos, no vídeo divulgado no YouTube.

Segundo o cientista americano, o Aphyonid pertence à ordem dos Ophidiiformes, a mesma da enguia cusk, por exemplo, e, até hoje, só havia sido visto morto, quando dragas trouxeram à superfície alguns indivíduos, no passado.
"Muitos de nós que trabalham com peixes temos 'listas de desejo', que são, na prática, espécies que gostaríamos de observar. E um peixe dessa família, provavelmente, estaria em primeiro lugar na lista de muitos de nós", comenta Bruce Mundy no vídeo.
O navio americano Okeanos Explorer segue realizando pesquisas científicas subaquáticas na fossa das Marianas até o dia 10 de julho deste ano.
(com The Huffington Post)