Publicidade

Estado de Minas MODA

Por que os botões nas camisas masculina e feminina estão em lados opostos?

Pois é, o modo de abotoar uma camisa difere segundo o gênero. Confira a explicação!


postado em 20/07/2016 14:56

Você já tinha reparado que a posição dos botões nas camisas femininas é diferente das masculinas?(foto: Marisa.com.br/Reprodução e Camisariacolombo.com.br/Reprodução)
Você já tinha reparado que a posição dos botões nas camisas femininas é diferente das masculinas? (foto: Marisa.com.br/Reprodução e Camisariacolombo.com.br/Reprodução)
Talvez você nunca tenha reparado nisso, mas existe uma diferença na localização dos botões nas camisas femininas e masculinas. Na blusa feita para mulheres o botão está do lado esquerdo, enquanto nas masculinas, do lado direito. Pois é, a forma de abotoar uma camisa difere segundo o gênero da roupa.

Essa informação curiosa ganhou a internet nesta quarta, dia 20 de julho, após ter sido apresentada no programa Today, do canal de TV americano MSNBC. Os apresentadores Matt Lauer e Savannah Guthrie ofereceram aos telespectadores a resposta para esse "enigma" da alfaiataria. Segundo os jornalistas, a diferenciação na abotoadura das camisas remonta ao surgimento do botão, que se deu em meados do século XIII.

Naquela época, apenas mulheres ricas tinham condição de adquirir camisas com botões. Justamente por pertencerem às altas classes sociais, não costumavam se vestir sozinhas. Portando, a posição do botão na roupa devia ser pensada para ajudar o criado a vestir a "madame".

Séculos depois, ainda convivemos com essa diferenciação na moda, que existe em todo o mundo. Será que os movimentos pela igualdade de gênero conseguirão deixar os botões do mesmo lado?

(com The Huffington Post)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade