Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Adeus, Rosetta: sonda espacial se choca contra cometa

Chega ao fim missão de 12 anos da espaçonave europeia


postado em 30/09/2016 09:17

Lançada em 2004, a sonda espacial Rosetta, da ESA, terminou sua missão numa
Lançada em 2004, a sonda espacial Rosetta, da ESA, terminou sua missão numa "cena comovente": chocando-se contra o cometa Churyumov-Gerasimenko (foto: ESA/ATG medialab/Divulgação)
Conforme programado pela Agência Espacial Europeia (ESA), a sonda Rosetta colidiu contra o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, às 10h desta sexta, dia 30 de setembro.

A missão da sonda espacial chegou ao fim após a espaçonave ter voado ao redor do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko por mais de dois anos.

A Rosetta foi enviada para o espaço em março de 2004. A sonda passou 10 anos voando em direção ao cometa, percorrendo uma distância de 6,4 bilhões de km.

O nome da espaçonave da ESA é bastante simbólico também: é uma homenagem à Pedra de Rosetta, que serviu de base para que os arqueólogos do século XIX conseguissem decifrar os hieróglifos do antigo Egito.

A colisão da sonda com a superfície da cometa foi planejada por especialistas e pesquisadores. O último trecho do voo da Rosetta foi feito em regime de queda livre.

Ao longo dos 12 anos, a sonda acumulou grande quantidade de dados, em particular a densidade de grãos de poeira, o que permitiu aos cientistas estudar os restos da época em que surgiu o Sistema Solar, quando o cometa Churyumov-Gerasimenko se formou. Além disso, a espaçonave europeia enviou milhares de fotos à Terra.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade