
As informações divulgadas pelo Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos revelam que o jovem estava passeando pelo parque acompanhado da irmã. Eles não teriam respeitado as placas de advertência e entraram numa área restrita. Quando Colin se aproximou de uma fonte para verificar se a temperatura era muito alta para poderem nadar, acabou escorregando e caindo na água. A irmã não conseguiu ajudá-lo. Quando a equipe de segurança do Yellowstone chegou ao local, o visitante já havia morrido afogado.
Como o tempo estava muito ruim, relampejando e com uma perigosa tempestade a caminho, os funcionários decidiram adiar a retirada do corpo de Colin Nathaniel da fonte termal. Porém, no dia seguinte quando foram buscar o cadáver, não encontraram nenhum vestígio do jovem, nem mesmo as roupas e o chinelo de borracha. Tudo havia sido corroído e derretido pela acidez da água.
"Num curto período de tempo houve uma grande dissolução", afirma Lorant Veress, chefe adjunto da equipe de segurança do parque Yellowstone, em entrevista à CNN.
Muitos gêiseres e fontes termais da área de preservação americana são ácidos porque são formados por águas que contêm ácido sulfúrico. Além disso, a temperatura média das lagoas e piscinas geotérmicas chega a 93º C, aumentando com a profundidade.