Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Quais doenças podem deixar os olhos amarelados?

Especialista fala sobre esse sintoma, que é comum em bebês, mas pode ser um grave problema em adultos


postado em 16/11/2016 08:21 / atualizado em 16/11/2016 09:08

Problemas no fígado e febre amarela, por exemplo, podem deixar a esclera (parte branca) dos olhos na cor amarelada (foto: Pixabay)
Problemas no fígado e febre amarela, por exemplo, podem deixar a esclera (parte branca) dos olhos na cor amarelada (foto: Pixabay)
Muitos dizem que os olhos de uma pessoa são o reflexo da alma, mas, na prática, eles podem indicar até problemas de saúde. Um exemplo disso é quando o globo ocular fica amarelado. De acordo com o oftalmologista Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo, quando a parte branca dos olhos está amarelada, geralmente indica icterícia – e costuma afetar a cor da pele também. "Níveis excessivos de bilirrubina no sangue podem ser percebidos por esse tom amarelado na pele e na esclera [branco dos olhos]. Mas, é importante associar essa informação com a idade do paciente, já que as causas diferem entre recém-nascidos, crianças e adultos", esclarece o especialista.

O oftalmologista explica que nos bebês é muito comum que as escleras estejam amareladas. A icterícia, nessa fase, está relacionada com o fato de o fígado ainda não estar maduro o suficiente. Além de olhos e pele amarelada, os pais podem perceber falta de energia, irritabilidade, febre e dificuldade na amamentação. Renato Neves lembra que é preciso o monitoramento especializado de um pediatra, já que algumas causas – ainda que menos frequentes – incluem incompatibilidade sanguínea (quando mãe e bebê têm tipos sanguíneos diferentes entre si), infecções e inclusive hemorragias internas.

Na opinião do especialista, quando o paciente que apresenta olhos amarelados é um adolescente ou mesmo um adulto, isso é mais preocupante – justamente por não ser tão comum. "Quem consome muitos alimentos de cor amarela e alaranjada, ricos em betacaroteno, pode até ficar com a pele mais dourada ou amarelada, mas a esclera deve continuar branca. O betacaroteno presente na cenoura, no mamão, na batata doce, na abóbora, entre outros, faz muito bem à visão. Trata-se de uma substância que é convertida em vitamina A [retinol], protegendo tanto a córnea quanto as estruturas internas do olho. Também tem ação eficaz contra o ressecamento dos olhos e algumas conjuntivites inflamatórias, além de contribuir para a prevenção da catarata quando combinada com outros antioxidantes. Com tantos benefícios, quem apresenta olhos amarelados não deve atribuir ao consumo elevado de alimentos ricos em betacaroteno", diz Renato Neves.

Durante um checkup ocular, quando o especialista diagnostica alteração na cor da esclera, encaminha o paciente imediatamente para um clínico geral. "Em adultos, o problema pode estar relacionado a alguma doença do fígado, como inflamação ou infecção aguda; a algum problema que esteja provocando aumento na produção de bilirrubina, como alguns tipos de anemia; ou, ainda, a uma icterícia obstrutiva. Até mesmo a malária causa essa mudança na coloração da parte branca dos olhos", esclarece o oftalmologista. Por isso, fique atento ao "branco" dos olhos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade