Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Conheça a doença de Crohn, que afeta o protagonista de Todo Mundo Odeia o Chris

O ator Tyler James Williams revelou no Instagram que está muito doente


postado em 15/02/2017 13:10 / atualizado em 09/05/2019 17:34

O ator americano Tyler James Williams, protagonista da série Todo Mundo Odeia o Chris, foi diagnosticado com a doença de Crohn(foto: Instagram/willtylerjames/Reprodução)
O ator americano Tyler James Williams, protagonista da série Todo Mundo Odeia o Chris, foi diagnosticado com a doença de Crohn (foto: Instagram/willtylerjames/Reprodução)
Famoso por protagonizar a série de TV Todo Mundo Odeia o Chris (Everybody Hates Chris), o ator americano Tyler James Williams, de 24 anos, revelou na terça-feira, dia 14 de fevereiro, em seu perfil no Instagram, que está com um problema crônico de saúde. Ele foi diagnosticado com a doença de Crohn. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), publicadas no site da entidade, trata-se de uma inflamação que pode se manifestar em qual quer parte do tubo digestivo – que vai da boca até o ânus.

O eterno Chris não deu detalhes sobre seu caso, apenas informou aos fãs que teve de ser internado diversas vezes no hospital, nas últimas semanas. Não se sabe em que local do corpo do ator doença está afetando, mas, segundo a SBCP, este tipo de enfermidade é mais comum nos intestinos.

Causa

Segundo o texto divulgado pela entidade médica, a causa da doença de Crohn ainda não é conhecida pela ciência, mas sabe-se que ela não é contagiosa e pode se manifestar tanto em adultos como em crianças. Curiosamente, a doença tem maior incidência em pessoas de etnia judaica, conforme a SBCP.

Apesar disso, é comprovado que fatores como o tabagismo, hábitos alimentares e contato com alguns vírus e bactérias podem fazer a doença surgir a qualquer momento da vida.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da doença de Crohn, segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia são os seguintes:

  • Inflamações na boca (conhecidas clinicamente como estomatites)

  • Diarreia com ou sem a presença de muco ou sangue

  • Dor no abdômen

  • Perda de peso e febre

  • Cólicas

  • Dificuldade para eliminação de gases intestinais

  • Surgimento de feridas na região do ânus

Diagnóstico

De acordo com a SBCP, por meio do exame conhecido como colonoscopia e pela biópsia de parte do intestino é possível chegar ao diagnóstico da doença de Crohn. Outros exames como a tomografia e a radiografia do abdômen também auxiliam na descoberta do problema.

A entidade reforça a necessidade de uma visita ao médico caso surjam alguns dos sintomas descritos acima.

Tratamento

Infelizmente não existe cura para a doença de Crohn. O tratamento, no entanto, é feito, principalmente, por meio e medicamentos de uso oral, segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Somente em casos mais graves, pode haver a necessidade de cirurgia.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade