Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Confira dicas para reduzir ou evitar o mau hálito

Entre as causas da halitose, especialista chama a atenção para a má higiene bucal e o jejum prolongado


postado em 26/04/2017 10:54 / atualizado em 26/04/2017 11:33

Segundo a especialista, grande parte das causas do mau hálito está relacionada a problemas bucais, como pouca salivação e cárie(foto: Freepik)
Segundo a especialista, grande parte das causas do mau hálito está relacionada a problemas bucais, como pouca salivação e cárie (foto: Freepik)
O mau hálito ou halitose é um problema que afeta cerca de 50 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Halitose. Além de atrapalhar a convivência social por conta dos diversos constrangimentos que proporciona, o problema pode ser indicativo de algo mais grave, como cárie, distúrbio no trato gastrointestinal, rinite, sinusite, diabete e até transtorno hepático e renal. Apesar de ter diversas causas, em 90% dos casos o mau hálito está associado a algum problema na boca.

"Poucos sabem, mas o consumo excessivo de proteínas pode potencializar o aparecimento do odor indesejado, pois as mesmas contribuem para a mudança do pH alcalino, o que propícia o desenvolvimento de bactérias. Além disso, as proteínas de origem animal favorecem a formação de muco, fator que causa o acúmulo de biofilme lingual [língua branca], um dos principais vilões do bom hálito", explica Rosane Farias de Menezes, dentista da Caixa Seguradora Odonto.

A especialista afirma que outra causa da halitose está relacionada com a baixa produção de saliva – ela ajuda a remover partículas alimentares da boca e funciona como uma proteção natural contra as bactérias na cavidade bucal. "Por isso, pessoas com a boca seca possuem mais chances de ter mau hálito", complementa a dentista.

Rosane Menezes dá dicas importantes para combater o mau hálito:

Comer mais vegetais e frutas

De acordo com a especialista, introduzir mais fibras na dieta por meio da ingestão de legumes e frutas ajuda a combater a halitose. "A maçã, a cenoura e o pepino, quando comidos crus e com casca, realizam uma espécie de raspagem dos dentes, que complementa a ação de limpeza do fio dental. Assim, ocorre o impedimento do acúmulo de bactérias que causam odores indesejados", diz a dentista.

Beber muita água

Como mencionado anteriormente, a pouca produção de saliva pode ser um dos fatores causadores da halitose. "Quando bebemos pouca água, as glândulas salivares não produzem a saliva adequada. Por isso, é importante beber no mínimo 2 l de água ao longo do dia", ressalta Rosane.

Evite jejum prolongado

A especialista esclarece que, quando o indivíduo fica muito tempo sem ingerir nenhum tipo de alimento, o organismo começa a liberar ácidos graxos. "Tais substâncias automaticamente geram o mau hálito. Portanto, minha orientação é que a pessoa coma de três em três horas", orienta.

Cuidado com certos alimentos

Alguns produtos tendem a acentuar o problema da halitose, como o alho, a cebola, o refrigerante e os queijos. "O alho, por exemplo, contém compostos de enxofre que, quando metabolizados, produzem sulfureto de metilo, que acaba sendo excretado pela boca, causando o mau cheiro bucal". Ela ainda lembra que não há necessidade de cortá-los da dieta, mas o consumo deve ser regrado.

Higiene bucal em dia

Outro aspecto que deve ser prioridade quando falamos no combate ao mau hálito é a higiene bucal. "É fundamental escovar os dentes e a língua após as refeições e usar o fio dental diariamente, para evitar a formação da placa bacteriana entre os dentes e na gengiva, fator que além de causar mau hálito dá origem à gengivite".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade