Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Conheça a Gympie-gympie, planta mais venenosa do mundo

A espécie, extremamente perigosa, habita as florestas do estado australiano de Queensland


postado em 28/04/2017 12:45

A planta australiana Gympie-gympie possui uma toxina muito perigosa que pode ser transmitida pelo toque e até pelo ar, acredita?(foto: Australian Geographic/Reprodução)
A planta australiana Gympie-gympie possui uma toxina muito perigosa que pode ser transmitida pelo toque e até pelo ar, acredita? (foto: Australian Geographic/Reprodução)
Você deve considerar exuberante a natureza da Austrália, certo? O país, localizado na Oceania, possui florestas, praias, desertos e outras paisagens surpreendentes. Além disso, o território australiano é repleto de animais exóticos, como os simpáticos cangurus e coalas, ambos marsupiais. Mas, não é só a beleza da fauna e da flora que chama a atenção por lá. Os perigos naturais também são comuns. Afinal, a Austrália possui, por exemplo, algumas das espécies de aranhas e cobras mais venenosas do planeta. E, acredite, até as plantas podem ser perigosas na famosa e gigantesca ilha.

Exemplo disso é a Gympie-gympie, uma espécie de vegetal que pode causar graves problemas à saúde caso seja tocada. Quem vivenciou isso é a entomológa Marina Hurley. Ela relatou à revista australiana Australian Geographic como foi seu desagradável encontro com a Gympie-gympie, no ano de 2008, em uma floresta no Planalto de Atherton – localizado no estado de Queensland, nordeste da Austrália. "É o pior tipo de dor que você pode ter. É como ser queimado com ácido ou ser eletrocutado", relata a australiana à publicação.

Os primeiros sintomas, que surgiram após o contato com a planta, foram espirros e irritação nos olhos e no nariz, de acordo com Marina Hurley. Ela disse, ainda, que estava utilizando luvas no momento em que tocou a Gympie-gympie, mas, mesmo assim, os espinhos presentes nas extremidades das folhas a atingiram, causando, instantaneamente, uma forte alergia.

Segundo a Australian Geographic, a planta extremamente venenosa é um arbusto, de nome científico Dendrocnide excelsa, que se prolifera, geralmente, à beira de riachos ou em clareiras nas florestas. A espécie se tornou um grande problema para pessoas que trabalham nas regiões de mata na Austrália, especialmente agricultores e profissionais da indústria madeireira. São frequentes os registros de acidentes causados pela Gympie-gympie. Por isso, de acordo com a revista australiana, as empresas passaram a fornecer luvas mais grossas, máscaras e comprimidos antialérgicos para os funcionários.

Com exceção das raízes, todas as demais partes da planta são venenosas. Elas inoculam uma susbtância tóxica chamada moroidin. Às vezes, o simples ato de se aproximar do arbusto já causa prurido, erupções cutâneas, espirros e um pouco de dor. Ela pode ser fatal para muitos animais, inclusive de grande porte, como cavalos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade