Publicidade

Estado de Minas VEÍCULOS

Já ouviu falar no menor carro do mundo, que vai ser fabricado no Brasil?

O Nanico Car tem apenas 1,9 m de comprimento e deve sair do papel ainda em 2017


postado em 13/04/2017 10:37

Parece até brinquedo: Nanico Car tem apenas 1,9 m de comprimento e seu projeto é totalmente brasileiro(foto: Facebook/Nanico Car/Divulgação)
Parece até brinquedo: Nanico Car tem apenas 1,9 m de comprimento e seu projeto é totalmente brasileiro (foto: Facebook/Nanico Car/Divulgação)
Se você mora em uma grande cidade e possui carro, sabe que é uma enorme "dor de cabeça" encontrar vaga de estacionamento. Quando, finalmente, encontra uma vaga, ela é muito pequena e seu veículo não cabe. Nesta hora, a gente sempre imagina que, se o carro fosse um pouquinho menor, tudo estaria resolvido.

Pensando em solucionar esse e outros problemas relativos ao trânsito das grandes metrópoles, um empresário brasileiro criou o Nanico Car, com apenas 1,90 m de comprimento – primeiro projeto de microcarro 100% nacional. "Os obstáculos da vida urbana podem ser grandes, mas a solução é compacta", diz um texto publicado na página oficial do veículo no Facebook. O protótipo do modelo "anão" foi divulgado em 2015, com a promessa de que as primeiras unidades seriam fabricadas já em 2016, mas isso não ocorreu.

Sem informar os motivos do atraso, um dos idealizadores do Nanico Car, o físico e empresário paulista Paulo Roberto da Costa, revelou à Encontro que, apesar do contratempo, o projeto deve sair do papel nos próximos meses. "A fábrica está em fase final de construção e a expectativa é que, a partir do mês de junho, o carro já comece a ser produzido", comenta Paulo Roberto.

Se tudo der certo, o microcarro brasileiro será fabricado na cidade de São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará, localizado a 65 km de distância de Fortaleza, onde está sendo construída a sede da Nani Car Indústria Automobilística.

Pequeno, barato e sustentável

Em entrevista ao portal Vrum, especializado em veículos, em março de 2016, o emrpesário Paulo Roberto Costa disse que o preço estimado do Nanico Car será de, aproximadamente, R$ 15 mil. Ainda de acordo com ele, o veículo terá duas versões de motor: uma que utiliza gasolina ou gás natural veicular (GNV) e outra movida a eletricidade – ambas com potência de 125 cc, podendo alcançar uma velocidade máxima de 80 km/h. O modelo elétrico não vai emitir qualquer tipo de poluente e deve ter um custo menor, segundo o físico.

Pensamento grande

Apesar de ainda estar "engatinhando" na indústria automotiva, a ideia da empresa que criou o Nanico Car é exportar o veículo, conforme Paulo Roberto Costa revelou ao Vrum. Inclusive, o local escolhido para a fábrica fica próximo ao porto de Pacém, o que facilitaria as exportações.

Atualmente, o mercado de microcarros é dominado, basicamente, pela indiana Tata Motors, que produz o Nano – com 3,10 m de comprimento – e pela Smart, do grupo alemão Daimler (o mesmo da Mercedes-Benz), que fabrica o ForTwo, com 2,69 m de comprimento.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade