
Por meio da ilustração abaixo, é possível entender o que representa cada número e letra presentes no pneu. Apesar de nem todas as nomenclaturas serem de fácil entendimento, a Anip "decodificou" alguns símbolos que, até então, não eram conhecidos pela maioria dos motoristas:

- A: marca do pneu
- B: certificação do Inmetro. Símbolo "I" estilizado, seguido dos números de certificação, exigido para todos os pneus comercializados, fabricados ou importados no Brasil. Exemplo: Ixxxxxx/201x
- C: local em que foi fabricado. Estado da federação onde o pneu é fabricado
- D: carga e pressão máximas permitidas para o pneu
- E: construção do pneu*: identifica os materiais e a quantidade deles na estrutura do acessório
- F: classificação UTQG* (Uniform Tyre Quality Grading), que indica o nível de resistência ao desgaste, a capacidade de tração e a resistência ao calor
- G e H: índices de carga e velocidade máxima, constituídos por número e letra. O número é o indicativo da capacidade máxima da carga que o pneu pode suportar e a letra é a velocidade máxima permitida para ele (veja tabela abaixo)
- I: tamanho do pneu, constituído de números e letras. O primeiro número indica a largura nominal do pneu, em milímetros; o segundo indica a relação percentual entre a altura e a largura nominal do acessório. Não existindo essa identificação, a série é 82. A letra R indica que o pneu é de construção radial. A ausência desta identificação ou um traço indica que o pneu é de construção diagonal. O último número indica o diâmetro interno do pneu, igual ao diâmetro do aro na região de apoio dos talões do pneu, em polegadas
- J: modelo ou nome comercial do pneu
- K: "tubeless" ou "tube type" identificam, respectivamente, pneu para uso sem ou com câmara de ar
- L: normas de segurança
- M: série de fabricação, código internacional criado pelo DOT (Department of Transportation dos Estados Unidos), indica o estabelecimento de produção*, a dimensão do pneu e o período de produção. Os últimos quatro dígitos indicam a semana e o ano de fabricação. Os dois primeiros a semana e os dois últimos representam o ano. Ex.: 1017 (décima semana do ano de 2017)
- N: TWI (Tread Wear Indicator) assinala o local onde se situam os indicadores de desgaste da banda de rodagem, colocados no fundo dos sulcos, com altura de 1,6 mm, limite legal no Brasil abaixo do qual os pneus não devem ser usados

* Marcação não obrigatória para o mercado brasileiro