Publicidade

Estado de Minas PET

Será que animais, como cães e gatos, sonham quando dormem?

Especialista esclarece que o ciclo de sono dos mamíferos é semelhante ao dos humanos


postado em 03/05/2017 15:00 / atualizado em 04/05/2017 08:52

Segundo o professor da Universidade de Harvard (EUA), apesar de não existir comprovação científica, tudo indica que os mamíferos tenham o mesmo ciclo de sono dos humanos(foto: Pixabay)
Segundo o professor da Universidade de Harvard (EUA), apesar de não existir comprovação científica, tudo indica que os mamíferos tenham o mesmo ciclo de sono dos humanos (foto: Pixabay)
Muitas vezes, quando observamos nossos bichinhos de estimação dormindo, eles costumam movimentar as patinhas, ou demonstrar outro tipo de reação. Nestes casos, costumamos dizer que eles estão sonhando. Mas, será mesmo que os pets sonham?

Apesar de o assunto ainda ser uma incógnita para a ciência, o psicólogo e professor Deirdre Barrett, da renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, possui algumas respostas sobre o tema. Ele é um estudioso do sono em humanos, mas, durante suas pesquisas, acabou aprendendo também sobre o fenômeno que ocorre quando os animais estão dormindo. O especialista falou sobre o curioso tema em entrevista para o site da revista americana People.

Provas científicas

Segundo Deirdre Barrett, quase tudo o que é dito sobre os sonhos dos animais é considerado especulação. Porém, existem casos que foram estudados pela comunidade científica, como os gorilas Koko e Michael. "Uma pesquisadora chamada Penny Patterson observou os dois animais enquanto dormiam e fez anotações de acordo com o comportamento deles. Ela concluiu, em seus estudos, que Koko sonhava com eventos fantásticos, além de pessoas e lugares que ele nunca tinha visto. Por outro lado, o outro gorila, Michael, que foi capturado por caçadores e, posteriormente, resgatado, sonhava com este evento", relata o professor à People.

Ele explica, ainda, que a maioria dos mamíferos possuem um ciclo de sono semelhante ao dos humanos, inclusive entrando em estágios profundos, como o chamado REM – sigla em inglês para Rapid Eye Moviment (Movimento Rápido dos Olhos, em tradução livre). De acordo com Deirdre Barrett, é neste estágio que os sonhos são criados pelo cérebro dos seres humanos, o que sugere que os animais também sonham.

Na matéria da revista americana, o especialista de Harvard esclarece que o ciclo de sono de mamíferos pequenos, como os ratos, é mais rápido que o dos grandes, como os elefantes. Logo, ratos, teoricamente, têm sonhos mais curtos que os elefantes, porque a duração destes fenômenos está diretamente ligada ao tamanho do ciclo de sono.

Cães

O especialista lembra que os humanos, geralmente, sonham com coisas que os interessam e, provavelmente, este princípio é válido, também, para os cães. "Eles são extremamente ligados aos donos, então, se você possui um cachorro, é provável que ele sonhe com seu rosto, seu cheiro e com coisas que te deixam feliz ou irritado", comenta o professor Deirdre Barrett.

Gatos

Já em relação aos gatos, o psicólogo diz que se sabe muito mais sobre os sonhos dos felinos, porque, segundo ele, um dos primeiros pesquisadores do sono, o neurologista francês Michel Jouvet, certa vez estudou o comportamento destes animais. A conclusão da pesquisa, de acordo com o professor de Harvard, foi que, quando os gatos entram no estado REM, eles saltam, caminham e arqueiam as costas, o que sugere que, provavelmente, eles sonham que estão caçando.

Patas mexendo

O que os donos supõem sobre seus pets mexerem quando estão dormindo, realmente condiz com a verdade. O movimento das patas são um bom indicativo de que cães e gatos estão sonhando, segundo o professor e psicólogo Deirdre Barrett. Ele explica à revista People que, quanto mais rápido o movimento das patas, mais intenso é o sonho, supostamente.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade