Publicidade

Estado de Minas MINAS

Cemig está instalando aparelho que religa a energia em caso de interrupção

O religador vai ajudar a reduzir a necessidade de deslocamento de equipes de manutenção


postado em 09/06/2017 08:56 / atualizado em 09/06/2017 10:26

A Cemig está instalando 1,9 mil religadores em sua rede, para facilitar a manutenção e agilizar a volta da energia em caso de interrupção(foto: Cemig/Divulgação)
A Cemig está instalando 1,9 mil religadores em sua rede, para facilitar a manutenção e agilizar a volta da energia em caso de interrupção (foto: Cemig/Divulgação)
Quem sofre com constantes quedas de energia no bairro onde mora pode ficar esperançoso. Isso porque a Cemig está com uma operação em andamento para instalação de 1,9 mil religadores trifásicos na rede de distribuição que atende 8,2 milhões de clientes em Minas Gerais. Mais de R$ 80 milhões estão sendo investidos na compra desses equipamentos, que, segundo a empresa, devem melhorar a qualidade do fornecimento de energia. Além disso, os novos aparelhos reduzirão a necessidade de deslocamento de equipes de manutenção para locais com queda de luz.

De acordo com Marcos Arruda, gerente de Automação e Planejamento da Operação da Distribuição da Cemig, o grande benefício da instalação desse equipamento é a redução do número de clientes atingidos nas interrupções e também a redução do tempo médio de duração das interrupções. "Com esses novos equipamentos, esperamos uma melhoria nos indicadores que medem a qualidade do fornecimento de energia, com redução no tempo e na quantidade das interrupções para os clientes da Cemig. Esperamos, ainda, redução no número de interrupções, principalmente em redes rurais extensas e com número elevado de clientes, cujo atendimento tende a ser mais demorado devido à distância percorrida pelas equipes até os locais da manutenção", comenta Marcos Arruda.

Além dos religadores trifásicos, a Cemig está instalando 950 religadores monofásicos, que impactam na redução do número de interrupções, principalmente nas áreas rurais.

O equipamento

O religador é instalado no poste para proteger o sistema elétrico e reduzir o efeito das falhas transitórias que interrompem o fornecimento de energia, como o toque acidental de árvores na rede. Ele atua isolando o trecho com problemas e possibilitando a conexão em outro circuito próximo, que passa a ser a fonte de alimentação.

(com Agência Minas)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade