Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

Nome de Minas corre o mundo com o piloto Sérgio Sette Câmara

O jovem belo-horizontino está, atualmente, participando da Fórmula 2, categoria de acesso à Fórmula 1


postado em 29/06/2017 15:59

O piloto mineiro Sérgio Sette Câmara é a grande esperança mineira no automobilismo e, atualmente, compete na Fórmula 2, que dá acesso à Fórmula 1(foto: Sebastiaan Rozendaal/Dutch Photo Agency/Divulgação)
O piloto mineiro Sérgio Sette Câmara é a grande esperança mineira no automobilismo e, atualmente, compete na Fórmula 2, que dá acesso à Fórmula 1 (foto: Sebastiaan Rozendaal/Dutch Photo Agency/Divulgação)
O automobilismo mundial já contou com a participação de diversos pilotos mineiros, como Cristiano da Matta, que competiu na Fórmula 1 e na CART (hoje Fórmula Indy). Atualmente, a grande esperança do nosso estado é o jovem piloto Sérgio Sette Câmara. Ele leva o nome de Minas Gerais para o Brasil e para o mundo nas competições que disputa, como o Campeonato Mundial de Fórmula 2 (F2).

Em 2017, Sérgio compete pela primeira vez na F2 – considerada como a categoria de acesso à Fórmula 1 – em países da Europa e do Oriente Médio. Nos dias 24 e 25 de junho), o esportista correu na pista de Baku, capital do Azerbaijão, na quarta etapa do mundial, alcançando a nona posição, sua melhor marca até agora. Ele corre pela equipe MP Motorsport.

A disputa continuará até novembro e o belo-horizontino dará visibilidade para o estado nas pistas da Áustria, Grã-Bretanha, Hungria, Bélgica, Itália, Espanha e Emirados Árabes Unidos.

Morando atualmente nos arredores de Barcelona, Espanha, Sette Câmara possui uma rotina de treinos intensa, exercitando-se fisicamente seis vezes por semana durante seis horas por dia. Os treinamentos nos carros da F2 ocorreram apenas no início do ano em uma pré-temporada. Para contornar a situação, ele lança mão de outros recursos.

"Para me manter em dia com os reflexos nas pistas e com a velocidade, treino regularmente de kart. Tenho um kart com marchas num kartódromo aqui próximo e, normalmente, treino pelo menos dois dias por semana", relata o jovem piloto, que tem 19 anos.

Sérgio competiu pela primeira vez em 2006 no Campeonato Mineiro na categoria cadete, atuando na Copa Brasil no ano seguinte. Ao longo tempo, acumulou títulos na Copa Brasil, GP Brasil de Kart, Super Kart Brasil, entre outros.

Em 2014, ele passou a morar na Europa, onde disputou a Fórmula 3, alcançando pódios e batendo recordes nas pistas.

A participação de Sette Câmara na F2 e na F3 contaram com o apoio do programa Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, da secretaria de estado de Esportes.

O jovem piloto tem como ídolos Ayrton Senna, Sebastian Vettel e o mineiro Guilherme Silva, que acompanhou nos kartódromos do estado. Se inspirando nos campeões mundiais, o automobilista deseja ampliar seus feitos. "O meu principal objetivo é me tornar um piloto profissional de F1. Desde que comecei no esporte, 12 anos atrás, eu sempre quis isso. Atualmente, estou a um passo de atingir esta meta. Os desafios, agora, são muito maiores e muito mais sérios, porém, a vontade e o empenho também crescem na mesma proporção", declara Sérgio Sette Câmara.

Automobilismo em Minas

Em Curvelo, na região central de Minas, o complexo do Circuito dos Cristais conta com pistas de motocross, enduro e trial, em uma área de 4 milhões de m². Inaugurada em setembro de 2016, a estrutura atende às exigências da Federação Internacional de Motociclismo e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), além de possuir capacidade para sediar grandes competições.

Já em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Confederação Brasileira de Automobilismo abriu uma unidade da Escola Brasileira de Kart, pioneira no ensino do esporte para qualquer pessoa a partir dos 6 anos de idade.

(com Agência Minas)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade