Publicidade

Estado de Minas CIDADES

Parque do Rola Moça ganha centro de visitantes

A importante unidade de conservação passa a ter uma melhor infraestrutura para receber os visitantes


postado em 21/07/2017 14:01

O novo centro de visitantes do parque estadual da Serra do Rola Moça foi construído pela Vale como uma contrapartida ambiental(foto: Janice Drumond/Agência Minas/Divulgação)
O novo centro de visitantes do parque estadual da Serra do Rola Moça foi construído pela Vale como uma contrapartida ambiental (foto: Janice Drumond/Agência Minas/Divulgação)
O parque estadual da Serra do Rola-Moça acaba de ganhar um centro de visitantes, para ajudar o turista que deseja conhecer as riquezas da unidade de conservação, localizada na porção sul da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O novo espaço traz informações do parque para que as pessoas conheçam um pouco do que irão encontrar no passeio pelas belas paisagens da região.

O centro dispõe de um auditório para 45 pessoas, além de anfiteatro para atividades ao ar livre. A estrutura está localizada na entrada do bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, próxima à sede administrativa e ao Centro de Observações de Astros Professor Francisco Prado.

"Em breve, será montada a exposição que segue o padrão das encontradas nos centros de visitantes das unidades de conservação estaduais, que permite que o público tenha contato com informações, fotos, mapas e até sensações sobre a fauna, a flora, o relevo, a hidrografia e a geologia da área", afirma Marcus Vinícius de Freitas, gerente do parque.

O prédio foi construído pela mineradora Vale em atendimento a uma das condicionantes do processo de licenciamento da Mina Capão Xavier e tem como objetivo acolher os visitantes e oferecer mais possibilidades de uso para a comunidade. Foram investidos cerca de R$ 7 milhões na estrutura.

O parque

Na sua entrada pelo município de Nova Lima, o parque estadual da Serra do Rola Moça possui um centro de administração com auditório para 90 pessoas, salas para reuniões e para a polícia de meio-ambiente. Na entrada que fica na região do Barreiro, em Belo Horizonte, há outro centro administrativo, com auditório para 60 pessoas, salas da administração, além de residências para funcionários e a casa do grupamento de polícia de meio-ambiente e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

A unidade de conservação é uma das mais importantes áreas verdes do estado. Situado na RMBH, é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital mineira. Ela está localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e foi criada em 1994.

Os 3.941,09 hectares do parque do Rola-Moça são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica e o lobo-guará. A unidade de conservação está situada numa zona de transição de cerrado para a Mata Atlântica, rica em campos ferruginosos e de altitude. O parque abriga ainda seis importantes mananciais de água que garantem a qualidade dos recursos hídricos que abastecem parte da população da RMBH.

(com Agência Minas)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade