Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Brasil tem milhares de hoteis e pousadas sem cadastro no Ministério do Turismo

Segundo o governo, dos 31,3 mil estabelecimentos de hospedagem no país, pouco mais de 8 mil estão cadastrados


postado em 21/09/2017 15:08 / atualizado em 21/09/2017 15:09

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O Brasil possui mais de 31,3 mil estabelecimentos que disponibilizam hospedagem. No entanto, segundo o Ministério do Turismo, muitos ainda funcionam na ilegalidade, por não estarem registrados no Cadastur. Do total de hoteis, pousadas e afins, de acordo com a pasta, apenas 8.154 meios estão com o cadastro regular, o que equivale a 26% dos estabelecimentos em funcionamento. A inclusão no Cadastur é obrigatório não só para os meios de hospedagem, mas também para agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, guias de turismo, acampamentos turísticos e parques temáticos.

"O turismo é um segmento fundamental da economia nacional, responsável pela geração de empregos e renda para a população brasileira, mas precisamos avançar em busca da profissionalização de nossos serviços e para isso é preciso sair da ilegalidade. Só assim conseguiremos dar ao turismo o destaque que ele merece", explica Marx Beltrão, ministro do Turismo.

Atualmente, o sistema Cadastur conta com 61,2 mil cadastros regulares de pessoas físicas e jurídicas. Os usuários podem conferir se o estabelecimento está cadastrado por meio da página do ministério.

O governo iniciou uma fiscalização para identificar os estabelecimentos irregulares. Inicialmente, o ministério informa que os casos de infração serão tratados de forma educativa, para alertar os empresários sobre a importância do cadastro para o estabelecimento. A falta de inscrição no Cadastur pode gerar multa que varia de R$ 1.186 até R$ 854 mil.

(com assessoria de imprensa do Ministério do Turismo)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade