Publicidade

Estado de Minas PET

Cães e gatos podem se tornar vegetarianos?

Especialista fala sobre a nova mania de tutores vegetarianos que decidem tirar a carne da dieta de seus pets


postado em 12/09/2017 10:51

Como mostra a especialista, cães e gatos são animais que evolutivamente necessitam de uma dieta rica em carne(foto: Pixabay)
Como mostra a especialista, cães e gatos são animais que evolutivamente necessitam de uma dieta rica em carne (foto: Pixabay)
Uma tendência no mundo pet vem chamando a atenção dos veterinários: a alimentação vegetariana para cães e gatos. Muitos tutores têm estendido o estilo de vida sem carne para os animais, porém, a mudança na dieta dos bichinhos precisa ser acompanhada por um especialista, para que as exigências nutricionais sejam supridas e não surjam problemas.

"Qualquer alteração na alimentação de cães e gatos deve ser lenta e gradual. Cães e gatos que são submetidos a uma dieta vegetariana demonstram precocemente sinais de deficiência nutricional, como pelos opacos e quebradiços e menor disposição para brincadeiras e exercícios. Com o passar do tempo, estes animais podem demonstrar sinais clínicos mais graves, como anemia, hipoproteinemia e edema de membros", alerta a médica veterinária Aline Quintela, professora da Unime.

De acordo com a especialista, a alimentação ideal para oferecer aos animais deve ser balanceada e de qualidade, já que cães e gatos, evolutivamente, sempre necessitaram de uma dieta rica em carnes. Fibras vegetais devem fazer parte das refeições, mas, jamais como componente exclusivo ou principal. "Temos muitas rações comerciais disponíveis no mercado que são completas", afirma a veterinária.

Para os tutores que pretendem fazer a transição de ração e alimentos processados para a alimentação natural, Aline Quintela faz mais um alerta: "jamais retire ou substitua ingredientes sem orientação profissional. O acompanhamento clínico e a realização de exames são essenciais, pelo menos semestralmente".

A especialista complementa que, se a opção do tutor for a dieta caseira, esta deve ser prescrita por um veterinário. "A prescrição é baseada no estilo de vida do cão ou gato. Se é sedentário ou faz exercícios; se é castrado; se vive sozinho; dentre outras características. E deve conter os nutrientes essenciais a sua boa nutrição. O tutor deve ter em mente que, apesar de ser mais natural por não conter corantes e conservantes, e ser mais atraente para os animais, a dieta caseira tem que ser preparada diariamente, o que demanda tempo para comprar ingredientes e preparar a refeição. O preço costuma ser mais alto e há necessidade de suplementação com vitaminas, além de ser necessário acompanhamento veterinário constante", esclarece a professora.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade