Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Conheça as belezas do jovem parque Primeiro de Maio

Área de preservação da região norte de Belo Horizonte foi criado com a ajuda dos moradores


postado em 29/09/2017 08:51

O parque Primeiro de Maio, que fica no bairro de mesmo nome na região norte de BH, possui mais de 33 mil m² e foi construído em 2008 com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento(foto: Flickr/PBH/Adão de Souza/Reprodução)
O parque Primeiro de Maio, que fica no bairro de mesmo nome na região norte de BH, possui mais de 33 mil m² e foi construído em 2008 com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (foto: Flickr/PBH/Adão de Souza/Reprodução)
Símbolo de preservação ambiental, há nove anos, parte da população da região norte de Belo Horizonte ganhou um espaço de contemplação, distração, lazer e atividade física. Trata-se do parque Primeiro de Maio, que, com 33,7 mil m² de área verde, auxilia no controle de enchentes e é um importante instrumento para o entretenimento e preservação ecológica, beneficiando diretamente mais de três mil moradores do bairro Primeiro de Maio.

Antes da construção da área verde, o local sofria com esgoto a céu aberto, lixo acumulado e ocupação desordenada. Localizado na rua Joana D'Arc, o parque surgiu a partir da parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto previa o tratamento de fundos de vale e recuperação ambiental em áreas de nascentes e investiu R$ 5,9 milhões na construção do espaço, divididos entre intervenções, desapropriações e remoção de famílias.

Segundo Robson Machado, gerente operacional de parques das regionais norte, nordeste e Venda Nova, o parque Primeiro de Maio tem a cara da comunidade, pois teve a participação da população local desde o projeto. "Os moradores opinaram sobre o que queriam dentro do parque, desde a praça esportiva até o lago, que seria uma bacia seca. Ou seja, o lago foi uma escolha da comunidade. Este legado da participação foi adiante porque nós continuamos nos reunindo com a população para a gestão do parque. Aqui nós temos uma comissão gestora que se reúne para ser consultada. Com isso, houve uma maior apropriação do espaço e participação de todos", explica o gestor.
São diversas as espécies de vegetais e animais que vivem no belo parque, como os curiosos e simpáticos micos(foto: Flickr/PBH/Adão de Souza/Reprodução)
São diversas as espécies de vegetais e animais que vivem no belo parque, como os curiosos e simpáticos micos (foto: Flickr/PBH/Adão de Souza/Reprodução)

O espaço

O parque é uma área de lazer ambientalmente preservada, com pista de caminhada de 500 m de extensão, quadra poliesportiva, mesa de jogos, brinquedos infantis, equipamentos de ginástica e sanitários públicos, além de uma arena para apresentações diversas. Nove nascentes fazem parte da área de preservação, mas, apenas cinco delas podem ser vistas pelo público. Aproximadamente 30 espécies de árvores estão distribuídas por toda área, entre elas pau-brasil, pau-ferro, ipês, pata de vaca, sibipiruna e quaresmeira. Existem, ainda, exemplares de árvores frutíferas como a amoreira e o cajá-manga. Além disso, a área verde do parque recebeu uma complementação de 650 mudas diversas. A fauna também é diversificada. Há tartarugas, peixes, preá e micos, além de aves como pica-pau, saracura, frango d'água e biguá ou pato selvagem.
Um dos destaques do parque Primeiro de Maio é o herbanário, mantido e utilizado pelos moradores da região(foto: Flickr/PBH/Adão de Souza/Reprodução)
Um dos destaques do parque Primeiro de Maio é o herbanário, mantido e utilizado pelos moradores da região (foto: Flickr/PBH/Adão de Souza/Reprodução)

O Primeiro de Maio ainda conta com um herbanário, horta da qual a própria comunidade faz uso e ajuda a manter as plantas,como o manjericão e a hortelã, sempre cuidadas. Segundo histórias de antigos moradores da região, uma senhora cuidava do canteiro com mudas de plantas medicinais e, quando necessário, os habitantes do bairro buscavam folhas para produção de chás e pastas de uso medicinal. Após a implantação do parque, o espaço foi mantido e a própria comunidade continua utilizando a vegetação para tratamento de eventuais doenças. A área recebe suporte de alunos do curso de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Quem curte prática esportiva pode usar a pista de caminhada de 500 m de extensão que existe na área de preservação(foto: Flickr/PBH/Adão de Souza/Reprodução)
Quem curte prática esportiva pode usar a pista de caminhada de 500 m de extensão que existe na área de preservação (foto: Flickr/PBH/Adão de Souza/Reprodução)

Serviço:

Parque Primeiro de Maio
Endereço: rua Joana D'Arc 190, bairro Primeiro de Maio, Belo Horizonte/MG
Funcionamento: terça a domingo das 8h às 18h
Informações: (31) 3277-6649
Entrada gratuita

(com Ascom Central da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade