Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Especialista mostra que há relação entre pele oleosa e maior produção de cera no ouvido

De qualquer forma, apenas o médico pode retirar o excesso de cerume do canal auditivo


postado em 12/09/2017 12:59

Além da oleosidade da pele, uma das principais causas do excesso de cera dentro do ouvido é o uso inadequado das famosas hastes flexíveis com algodão(foto: Pixabay)
Além da oleosidade da pele, uma das principais causas do excesso de cera dentro do ouvido é o uso inadequado das famosas hastes flexíveis com algodão (foto: Pixabay)
Sensação de ouvido tampado e déficit de audição podem ser sinais de produção excessiva de cera no canal auditivo. Originado de forma súbita ou por alguma interferência externa, o problema causa incômodo e merece cuidados para não gerar consequências mais graves.

Segundo o otorrinolaringologista Fernando Oto Balieiro, do hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, ainda não se sabe exatamente a razão pela qual algumas pessoas produzem mais cerume que as outras. Mas, existe uma associação entre essa quantidade excessiva de cera e a pele oleosa.

"Quem possui pele mais oleosa tende a ter uma produção de cera maior quando comparada a outras pessoas que não dispõem desta característica. É algo muito frequente", explica o médico. Apesar dessa correlação, o especialista lembra que não é possível assegurar que todos que possuem maior oleosidade da pele terão problema no ouvido.

Alguns sinais também podem alertar para o acúmulo de cera. Os primeiros sintomas são sempre a sensação de ouvido tampado e a surdez. De acordo com o otorrinolaringologista, isso é comum em quem possui uma espécie de "rolha" de cerume, que acaba fechando um ou dois condutos auditivos.

Haste flexível

Outra forma de acentuar o acúmulo de cera está ligada a um velho costume das pessoas: o uso da haste flexível com algodão nos ouvidos. A retirada do cerume deve ser feita somente por um especialista e quando houver queixa do paciente. A ânsia para resolver o incômodo, manipulando ou pingando produtos no ouvido, pode ocasionar consequências mais graves.

"É possível contrair uma otite externa, que é uma infecção da pele do canal, ocasionada por um trauma, ou seja, um machucado, decorrente de alguma substância ou manipulação indevida", comenta Fernando Balieiro.

Para a correta higiene do ouvido, o otorrino recomenda somente água e sabão durante o banho, na parte externa do órgão.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade