Publicidade

Estado de Minas RELIGIÃO

Papa Francisco envia uma rosa de ouro para celebrar os 300 anos do Santuário Nacional de Aparecida

O presente do sumo pontífice foi entregue pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re


postado em 10/10/2017 16:55 / atualizado em 10/10/2017 17:03

É a terceira vez que o Santuário Nacional de Aparecida é agraciado com a Rosa de Ouro, símbolo de estima entregue pelo Vaticano a pessoas, cidades ou santuários de grande devoção(foto: Facebook/santuariodeaparecidaoficial/Thiago Leon/Reprodução)
É a terceira vez que o Santuário Nacional de Aparecida é agraciado com a Rosa de Ouro, símbolo de estima entregue pelo Vaticano a pessoas, cidades ou santuários de grande devoção (foto: Facebook/santuariodeaparecidaoficial/Thiago Leon/Reprodução)
O papa Francisco enviou ao Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, a Rosa de Ouro, honraria que representa uma particular estima por cidades, pessoas ou santuários reconhecidos como centros de grande devoção. O presente foi trazido do Vaticano pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, que será o representante do pontífice nas festividades dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora por pescadores, no rio Paraíba do Sul, em 1717.

A Rosa de Ouro foi entregue oficialmente em um missa, na Basílica de Aparecida, celebrada na noite de segunda, dia 9 de outubro. "Com grande alegria estou retornando a Aparecida. Já estive aqui por ocasião da V Conferência do Episcopado Latino-Americano. O que mais me impressionou foi a grande quantidade de peregrinos que vêm ao santuário. Retorno com particular alegria, pois vou representar o papa Francisco. O santo padre que envia uma Rosa de Ouro como símbolo de seu amor a Nossa Senhora, assim como seu afeto ao povo brasileiro", diz o cardeal italiano, que presidirá a missa solene do dia 12 de outubro, às 9h30.

A peça toda feita em ouro pesa cerca de um quilo e mede aproximadamente 50 cm. O presente costuma ser entregue apenas uma vez por ano, com exceção deste ano, já que o papa Francisco já tinha presenteado o Santuário de Fátima com a insígnia.

Segundo a assessoria de imprensa do Santuário Nacional de Aparecida, a primeira referência a este sinal foi encontrada em um documento de 1049, emitida pelo papa Leão IX. Naquela época, a Rosa de Ouro era abençoada no quarto domingo da Quaresma, mas, após o Concílio Vaticano II, em dezembro de 1961, a entrega do símbolo passou a ser mais rara.

Esta foi a terceira vez que o santuário da cidade de Aparecida (SP) foi presenteado por um papa com uma Rosa de Ouro. A primeira foi em 1967, pelo papa Paulo VI. Em 2007, o papa Bento XVI entregou o presente pessoalmente, quando esteve no Brasil. As rosas de ouro estão expostas ao público no museu Nossa Senhora Aparecida.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade