Sabia que certos alimentos ajudam na recuperação de feridas?

Algumas vitaminas contribuem para a cicatrização adequada e o não aparecimento de cicatriz

por Da redação com assessorias 05/10/2017 10:54

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Se você tiver sofrido algum corte, não deixe de consumir alimentos riscos nas vitaminas A, C e K e em proteínas. Estes nutrientes ajudam na cicatrização adequada (foto: Pixabay)
Para quem sofreu algum tipo de corte, seja após um procedimento cirúrgico, seja decorrente de ferimento ou acidente, é importante prestar atenção ao processo de  cicatrização. A recuperação total, que torna a cicatriz quase imperceptível, não depende apenas da destreza do médico ou cirurgião. Há outros fatores que definem a aparência do tecido lesionado, incluindo os tipos de alimentos que são consumidos.

A maioria das pessoas desconhece a importância de certos nutrientes para a reconstrução da pele que sofreu algum tipo de lesão. Alimentos ricos em vitaminas, proteínas, ferro e zinco, consumidos adequadamente, trabalham em conjunto para uma cicatrização rápida e saudável.

Segundo a nutricionista Gabriela Domingues, da Nova Nutrii, alguns alimentos funcionam como verdadeiros remédios naturais para acelerar o processo de cura da pele desde pequenos arranhões até incisões cirúrgicas. "Isso acontece graças aos nutrientes presentes em suas composições, que promovem a renovação e multiplicação celular de forma mais rápida, tornando assim a cicatrização eficiente e quase invisível após o período de regeneração. Os alimentos com propriedades cicatrizantes facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajuda a diminuir as marcas na pele", esclarece a especialista.

A nutricionista dá exemplos de nutrientes que ajudam na cicatrização:

Vitamina K

Essa vitamina já é usada clinicamente com a finalidade de acelerar a cicatrização da pele, especialmente após as cirurgias. Isso porque ela atua diretamente na coagulação sanguínea, desempenhando uma função capaz de evitar hemorragias e aliviar inchaços, combatendo os hematomas que impedem a cicatrização adequada. Além disso, a vitamina K também é usada devido à sua capacidade de tratar acnes, varizes, contusões, estrias e ao ajudar na recuperação e melhora de queimaduras. "Vegetais de folhas com a coloração verde escura como couve, agrião, espinafre, brócolis, coentro, orégano e outros são ótimas fontes desse nutriente", diz Gabriela Domingues.

Vitamina C

Um dos nutrientes mais conhecidos quando se trata de cicatrização. A vitamina C é essencial para o funcionamento pleno do nosso organismo e atua em todas as fases desse processo de regeneração, promovendo o crescimento e o reparo dos tecidos em todas as partes do corpo. A síntese adequada do colágeno depende desse nutriente. Ou seja, a vitamina C é essencial para reparar e cicatrizar, além de proteger o corpo contra radicais livres, que são os principais inimigos da cicatrização. Para garantir o aporte deste nutriente, a especialista recomenda a ingestão de frutas como laranja, limão, abacaxi, kiwi, manga, morango, ou verduras como brócolis, agrião, couve e nabo.

Vitamina A

Este nutriente é capaz de regenerar a pele e oferecer energia para sua recuperação, por isso, é fundamental na reparação de lesões, tanto externas quanto internas. "A vitamina A é usada em tratamentos contra acne, eczema, psoríase, herpes labial e outras patologias que atingem o corpo em sua camada externa, como no caso de feridas e queimaduras. Já internamente, ela combate processos inflamatórios no intestino e inflamações na urina", afirma a nutricionista. Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como cenouras, batatas, pimentões, abóbora, verduras de folhas verdes e frutas como o melão e damasco.

Proteínas

A cicatrização requer aminoácidos e peptídeos fornecidos pelas proteínas, que funcionam como uma espécie de "cimento" para fechar a ferida. Se a dieta for pobre nesses nutrientes, o processo de cicatrização pode ser retardado, aumentando o risco de rompimento do corte e do surgimento de uma queloide (cicatriz). Além disso, as proteínas ainda desempenham papel importante na sintetização do colágeno. "O ideal é investir em cortes mais magros, como lagarto, alcatra, coxão mole, e filé-mignon. Para os vegetarianos e veganos é fundamental fazer o aporte proteico com uma variedade de verduras e legumes que forneçam todos os aminoácidos necessários", comenta Gabriela.

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